Brasil

Indígenas e ativistas pedem "pare Belo Monte" durante Rio+20

Aproximadamente 300 pessoas removeram uma faixa de terra próxima à construção da hidrelétrica e formaram mensagens em grupo

Manifestantes formam mensagem na área de construção da hidrelétrica Belo Monte (Mario Tama/Getty Images)

Manifestantes formam mensagem na área de construção da hidrelétrica Belo Monte (Mario Tama/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2014 às 13h48.

São Paulo - Cerca de 300 ativistas, incluindo indígenas, protestaram na construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte nesta sexta-feira, no Rio Xingu, enquanto ocorre a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Aproveitando os eventos organizados pela ONU no Rio de Janeiro, os manifestantes removeram uma faixa de terra próxima à construção e formaram mensagens em grupo, que eram visíveis para aviões e helicópteros.

O projeto de Belo Monte, que está sendo realizado em Altamira, nas margens do Xingu, vai deslocar 20 mil pessoas que moram no local.  A área é afetada por desmatamentos, pela maratona de construção governamental da hidrelétrica e até pela especulação imobiliária ilegal.

No Rio de Janeiro, a conferência que aborda temas como sustentabilidade, meio ambiente e preservação reúne mais de 100 chefes de Estado de diversos locais do globo. Além das autoridades, a Rio+20 também agrupou centenas de indígenas procedentes de lugares como Canadá, Guatemala e do próprio Brasil para acender um ''fogo sagrado'' e realizar dez dias de atividades paralelas.

Com os eventos da Rio+20, clique nas imagens para ver protestos que ocorrem em Belo Monte, simultaneamente com os eventos organizados pela ONU.

Acompanhe tudo sobre:Belo MonteDesmatamentoEnergia elétricaMeio ambientePolítica no BrasilPreservação ambientalProtestosRio+20SustentabilidadeUsinas

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP