Relator diz que Dilma feriu Constituição; leia parecer final
Senador Antonio Anastasia (PSDB) divulgou as conclusões finais do processo em mais de 400 páginas
Da Redação
Publicado em 2 de agosto de 2016 às 13h15.
Última atualização em 1 de agosto de 2017 às 11h47.
São Paulo – O senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) apresentou nesta terça-feira (2) o relatório final da fase de pronúncia da presidente Dilma Rousseff (PT) à Comissão Especial do impeachment no Senado. O texto de 440 páginas será lido na íntegra na sessão desta tarde, que começou há pouco.
Em resumo, Anastasia destaca que a "gravidade dos fatos constatados não deixa dúvidas quanto à existência não de meras formalidades contábeis, mas de um autêntico ‘atentado à Constituição’.
O senador diz ainda que os decretos suplementares são atos de "desconsideração pela responsabilidade fiscal" e que as operações de crédito com o Banco do Brasil foi "irresponsável", por não ter detido ações lesivas à Administração Federal.
O comportamento do Banco do Brasil é prova cabal da influência indevida da União, na qualidade de acionista controladora. (...) Por que essa dívida, que acumulava valores devidos desde 2008, nunca foi cobrada em juízo?, diz.
A discussão deve ficar para sessões seguintes e a votação para o próximo dia 9. Segundo a Agência Senado, PT, PDT, PCdoB e Rede devem apresentar votos em separado.
O senador Raimundo Lira (PMDB-PB), presidente da comissão, prevê que o início da votação final do processo de impeachment deve acontecer dia 26 ou 29 de agosto. A decisão cabe ao presidente do Supremo Tribunal Federal ( STF ), Ricardo Lewandowski, que presidirá as sessões finais.
Veja, abaixo, a íntegra do relatório e a sessão do Senado ao vivo.