Brasil

Relator diz que Dilma feriu Constituição; leia parecer final

Senador Antonio Anastasia (PSDB) divulgou as conclusões finais do processo em mais de 400 páginas

Anastasia: mais de 400 páginas de relatório final (Ueslei Marcelino / Reuters)

Anastasia: mais de 400 páginas de relatório final (Ueslei Marcelino / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de agosto de 2016 às 13h15.

Última atualização em 1 de agosto de 2017 às 11h47.

São Paulo – O senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) apresentou nesta terça-feira (2) o relatório final da fase de pronúncia da presidente Dilma Rousseff (PT) à Comissão Especial do impeachment no Senado. O texto de 440 páginas será lido na íntegra na sessão desta tarde, que começou há pouco.

Em resumo, Anastasia destaca que a "gravidade dos fatos constatados não deixa dúvidas quanto à existência não de meras formalidades contábeis, mas de um autêntico ‘atentado à Constituição’.

O senador diz ainda que os decretos suplementares são atos de "desconsideração pela responsabilidade fiscal" e que as operações de crédito com o Banco do Brasil foi "irresponsável", por não ter detido ações lesivas à Administração Federal.

O comportamento do Banco do Brasil é prova cabal da influência indevida da União, na qualidade de acionista controladora. (...) Por que essa dívida, que acumulava valores devidos desde 2008, nunca foi cobrada em juízo?, diz.

A discussão deve ficar para sessões seguintes e a votação para o próximo dia 9. Segundo a Agência Senado, PT, PDT, PCdoB e Rede devem apresentar votos em separado.

O senador Raimundo Lira (PMDB-PB), presidente da comissão, prevê que o início da votação final do processo de impeachment deve acontecer dia 26 ou 29 de agosto. A decisão cabe ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que presidirá as sessões finais.

Veja, abaixo, a íntegra do relatório e a sessão do Senado ao vivo.

yt thumbnail

Impeachment: Relatório de Pronúncia

https://www.scribd.com/embeds/319978195/content?start_page=1&view_mode=scroll&show_recommendations=true&show_upsell=true

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffGoverno DilmaImpeachmentPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresSenado

Mais de Brasil

Mais de 600 mil imóveis estão sem luz em SP após chuva intensa

Ao lado de Galípolo, Lula diz que não haverá interferência do governo no Banco Central

Prefeito de BH, Fuad Noman vai para a UTI após apresentar sangramento intestinal secundário

Veja os melhores horários para viajar no Natal em SP, segundo estimativas da Artesp