Brasil

Em MG, Pimentel tem 43% e Pimenta, 23%, diz Ibope

De acordo com o Ibope, 10% dos eleitores declararam voto em branco ou nulo, enquanto 17% não sabem em quem votarão ou não quiseram responder


	Fernando Pimentel: ele foi escolhido por 43% dos pesquisados
 (Manoel Marques/Pimentel 13/Divulgação)

Fernando Pimentel: ele foi escolhido por 43% dos pesquisados (Manoel Marques/Pimentel 13/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de setembro de 2014 às 19h57.

Belo Horizonte - Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira, 16, com as intenções de voto para o governo de Minas Gerais mostrou possibilidade de vitória em primeiro turno do ex-ministro Fernando Pimentel (PT).

Ele foi escolhido por 43% dos pesquisados, contra 23% de preferência para o principal adversário, o também ex-ministro Pimenta da Veiga (PSDB).

De acordo com o Ibope, 10% dos eleitores declararam voto em branco ou nulo, enquanto 17% não sabem em quem votarão ou não quiseram responder.

A pesquisa mostrou ainda que Tarcísio Delgado é o preferido de 3% dos eleitores, enquanto Fidélis (PSOL) aparece com 2% e Professor Túlio Lopes (PCB) e Eduardo Ferreira (PSDC) têm 1% cada. Cleide Donária (PCO) não atingiu 1%.

A pesquisa também analisou um possível segundo turno entre Pimentel e Pimenta. Neste caso, o petista venceria com 48% dos votos, contra 26% do tucano.

Entre os pesquisados, 10% declaram voto branco ou nulo e 17% não sabem ou não informaram. O levantamento tem margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

A pesquisa, encomendada pela TV Globo, foi realizada com 2.002 eleitores entre os dias 13 e 15 de setembro e registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG) sob o número 00092/14.

O Ibope analisou também a taxa de rejeição aos candidatos. Neste caso, Pimenta da Veiga lidera com 15%, contra 14% de Fidélis, 14% de Pimentel e 11% de Professor Túlio.

De acordo com a pesquisa, Tarcísio Delgado, Cleide Donária e Eduardo Ferreira têm os mesmos 10% de rejeição.

O Ibope mostrou ainda que 30% dos eleitores votariam em qualquer um dos candidatos, mesmo índice daqueles que não souberam responder.

Em pesquisa divulgada pelo Ibope em 26 de agosto, Pimentel aparecia com 37% das intenções de voto, contra 23% de Pimenta e 3% de Tarcísio Delgado.

Na ocasião, 22% do eleitorado estavam indecisos e 11% declararam voto branco ou nulo.

No levantamento, feito com 1.806 eleitores entre 23 e 25 de agosto e com a mesma margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, Cleide Donária, Eduardo Ferreira, Fidélis e Professor Túlio Lopes apareciam com 1% dos votos cada.

Senado

A pesquisa divulgada hoje também analisou o cenário da disputa para o Senado.

Neste caso, o ex-governador Antonio Anastasia (PSDB) lidera com 46%, contra 16% de Josué Alencar (PMDB). Na pesquisa, Margarida Vieira (PSB) e Tarcísio (PSDC) aparecem com 2% das intenções de voto cada, e Edilson Nascimento (PTdoB).

Geraldo Batata (PSTU), Graça (PCO) e Pablo Lima (PCB) têm 1% cada. Segundo o Ibope, 11% dos pesquisados votarão em branco ou nulo e 20% estão indecisos ou não responderam.

Acompanhe tudo sobre:IbopeGovernadoresMinas Gerais

Mais de Brasil

Camilo Santana deixará governo em abril para apoiar reeleição de Elmano no Ceará

CPI do INSS adia depoimento de Vorcaro para depois do carnaval

Câmara aprova pacote de reajustes e criação de cargos com impacto de R$ 4,3 bi

Senado aprova MP que cria o programa Gás do Povo; texto vai para sanção de Lula