Brasil

IBGE identifica 60 mil casais gays no país

A maioria dos casais homoafetivos vivendo juntos no país é formada por católicos (47,4%) e mulheres (53%)


	Parada Gay de São Paulo: a maioria das uniões homossexuais está concentradas nos estados do Sudeste (52%)
 (Rogério Lacanna/Capricho)

Parada Gay de São Paulo: a maioria das uniões homossexuais está concentradas nos estados do Sudeste (52%) (Rogério Lacanna/Capricho)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de outubro de 2012 às 10h21.

Rio de Janeiro - O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) identificou 60 mil casais homoafetivos vivendo junto no país, a maioria formada por católicos (47,4%) e mulheres (53%). Os dados constam de pesquisa realizada com base no Censo 2010, divulgada hoje (17).

O número de casais corresponde ao total de domicílios onde os próprios moradores declararam viver uma união consensual desse tipo e equivale a 0,1% do total de moradias do país.

A maioria das uniões homossexuais - 99,6% - não é formalizada (com registro civil ou religioso) e está concentradas nos estados do Sudeste (52%), seguida pelos do Nordeste (20%), do Sul (13%), do Centro-Oeste (8,4%) e do Norte (6%).

Do total de entrevistados morando com pessoa do mesmo sexo, 26% têm ensino superior e quase metade (47,4%) é católica, sendo que 25,8% declararam não ter religião. Entre os casais heterossexuais que vivem em união consensual, a maioria não tem religião.

A proporção de católicos e de sem religião na população é 64% e 8%, respectivamente. Em geral, os católicos e evangélicos são os que mais fazem casamentos religiosos entre a população

Acompanhe tudo sobre:Censo 2020EstatísticasFamíliaGaysIBGELGBTPreconceitos

Mais de Brasil

Lira convoca reunião de líderes para debater composição da mesa diretora da Câmara em 2025

Tarifa de ônibus em SP deve ficar entre R$ 5 e R$ 5,20, informa SPTrans

Após jovem baleada, Lewandowski quer acelerar regulamentação sobre uso da força por policiais

Governadores avaliam ir ao STF contra decreto de uso de força policial