Brasil

IBGE: exportações crescem 1% no 2º trimestre

Na comparação com o segundo trimestre do ano passado, o aumento foi de 7,3%

Em comparação com o segundo tri de 2009, importações tiveram alta de 38,8% (.)

Em comparação com o segundo tri de 2009, importações tiveram alta de 38,8% (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

Rio de Janeiro - As exportações brasileiras cresceram 1,0% no segundo trimestre de 2010 em relação ao trimestre imediatamente anterior, segundo informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com o segundo trimestre de 2009, o aumento foi de 7,3%. Já as importações brasileiras cresceram 4,4% no segundo trimestre, ante o resultado apresentado nos três primeiros meses do ano.

Em relação ao segundo trimestre de 2009, a alta foi de 38,8%. A taxa de crescimento das importações na comparação com o segundo trimestre do ano passado foi mais de cinco vezes superior ao das exportações.

Crescimento
O IBGE informou ainda que a expansão de 1,2% no Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre ante o primeiro trimestre deste ano foi o menor resultado, neste tipo de comparação, desde o primeiro trimestre do ano passado, quando houve queda de 1,6%. A informação foi confirmada pela gerente da Coordenação das Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rebeca Palis.

Destaques
Os destaques no resultado do PIB no segundo trimestre deste ano em relação ao primeiro trimestre foram, pela ótica da produção, a agropecuária, com alta de 2,1% e, pela ótica da demanda, os investimentos (Formação Bruta de Capital Fixo), com aumento de 2 4%. Na avaliação de Rebeca, a agropecuária está registrando este ano desempenho "muito bom", depois de um ano muito ruim em 2009 para o setor, que registrou queda em todos os trimestres.

"Pela ótica da demanda, a FBCF, que foi o componente mais afetado pela crise, é também o que está apresentando grande recuperação", disse. A alta de 2,4% na FBCF foi acompanhada pelo segundo destaque, o consumo das famílias, com 0,8%. O ritmo de crescimento das despesas das famílias foi menor, mas o crescimento continua.

Leia outras notícias relacionadas ao crescimento

Siga as últimas notícias de Economia no Twitter 

 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaComércio exteriorDados de BrasilExportaçõesImportaçõesIndicadores econômicosPIB

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP