Brasil

IBGE divulga novos mapas políticos de 14 estados do Brasil

Quatro estados apresentam mudança em número de municípios, em relação à última série de mapas, divulgada em 2010


	Macapa, Amapá: O Amapá foi uma das unidades federativas que teve o mapa publicado no site do IBGE nessa primeira leva
 (Divulgação/ Governo do Amapá)

Macapa, Amapá: O Amapá foi uma das unidades federativas que teve o mapa publicado no site do IBGE nessa primeira leva (Divulgação/ Governo do Amapá)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2015 às 12h21.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou hoje (22) novos mapas políticos de 14 unidades da federação. No segundo semestre, serão divulgados os mapas dos 13 estados restantes.

Quatro estados apresentam mudança em número de municípios, em relação à última série de mapas, divulgada em 2010, já que o Brasil ganhou cinco novos municípios em 2013, totalizando 5.570 unidades.

Santa Catarina ganhou dois novos municípios nesse período: Balneário Rincão e Pescaria Brava. Outros três municípios surgiram em diferentes estados: Mojuí dos Campos (Pará), Pinto Bandeira (Rio Grande do Sul) e Paraíso das Águas (Mato Grosso do Sul).

“Esses mapas são chamados mapas murais, grandes, normalmente colocados em paredes. Eles dão uma visão global de todo o estado, com os nomes dos rios, dos municípios, os povoados mais representativos e as todas as vias de acesso, como as rodovias e estradas de ferro. Isso é importante para os gestores públicos nos estados, porque isso dá uma visão global do território”, disse o pesquisador do IBGE Marcelo Maranhão.

Os mapas estão disponíveis no site do IBGE, em formato pdf. Os mapas dos 26 estados têm escala de 1:1.000.000, ou seja, um centímetro representa dez quilômetros. Já o mapa do Distrito Federal foi feito na escala de 1:100.000 (em que um centímetro representa um quilômetro).

Acompanhe tudo sobre:Estados brasileirosEstatísticasIBGELocalizaçãoMapas

Mais de Brasil

Avião cai em Gramado, na Serra Gaúcha, e não deixa sobreviventes

São Paulo tem 88 mil imóveis que estão sem luz desde ontem; novo temporal causa alagamentos

Planejamento, 'núcleo duro' do MDB e espaço para o PL: o que muda no novo secretariado de Nunes

Lula lamenta acidente que deixou ao menos 38 mortos em Minas Gerais: 'Governo federal à disposição'