Brasil

IBGE: desemprego cai a 5,7% e bate recorde de baixa

O resultado ficou no piso do intervalo das estimativas dos analistas

Segundo o IBGE, desemprego é recorde no menor nível de baixa da série histórica (Germano Luders/EXAME)

Segundo o IBGE, desemprego é recorde no menor nível de baixa da série histórica (Germano Luders/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de dezembro de 2010 às 10h21.

Rio de Janeiro - A taxa de desemprego apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nas seis principais regiões metropolitanas do País ficou em 5,7% em novembro, ante 6,1% em outubro, em novo nível recorde de baixa na série histórica, informou hoje o instituto.

O resultado ficou no piso do intervalo das estimativas dos analistas, que esperavam taxa de 5 7% a 6,1%, com mediana de 6%.

De acordo com o IBGE, o rendimento médio real (descontada a inflação) dos trabalhadores recuou 0,8% em novembro em relação a outubro, mas subiu 5,7% na comparação com novembro do ano passado.

Renda real

A massa de renda real (descontada a inflação) habitual dos ocupados nas seis principais regiões metropolitanas do País chegou a R$ 34,4 bilhões em novembro de 2010, com queda de 0,6% ante outubro e aumento de 9,6% em relação a novembro 2009, segundo informou o IBGE.

Já a massa de renda real efetiva, que sempre se refere ao mês anterior ao da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), ficou em R$ 34,4 bilhões em outubro de 2010, estável ante o mês anterior. Houve alta de 10,4% na comparação com outubro do ano passado.

População desocupada

A população desocupada no Brasil atingiu 1,359 milhão de pessoas em novembro, segundo dados do IBGE. O número é o menor da série histórica do instituto, que começou em 2002, e representa uma queda de 5,9% em relação a outubro e de 20,7% na comparação com novembro do ano passado.

Já a população ocupada atingiu 22,4 milhões em novembro, o que representa um incremento de 0,2% ante outubro - visto como estabilidade pelo IBGE - e um aumento de 3,7% na comparação com novembro de 2009.

Rádio EXAME: Recorde de baixa do desemprego será repetido em 2011, prevê LCA

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCrescimento econômicoDados de BrasilDesempregoDesenvolvimento econômico

Mais de Brasil

Governo e Senado pedem ao STF prorrogação de prazo de acordo sobre desoneração da folha

Lula diz que proposta de segurança do governo será elaborada com 27 governadores

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro com 50 voos diários, diz ministro

Governo Lula é ruim ou péssimo para 44,2% e bom ou ótimo para 37,7%, aponta pesquisa Futura

Mais na Exame