Brasil

HC de SP cancela cirurgias de catarata por falta de kit

O problema teve início na semana passada e causou o cancelamento de, ao menos, 240 cirurgias


	Entrada do Hospital das Clínicas de São Paulo: o hospital informou ainda que o setor de oftalmologia realiza cerca de 470 cirurgias para catarata por mês
 (Maxpana3/Wikimedia Commons)

Entrada do Hospital das Clínicas de São Paulo: o hospital informou ainda que o setor de oftalmologia realiza cerca de 470 cirurgias para catarata por mês (Maxpana3/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de agosto de 2015 às 15h47.

São Paulo - A falta do kit para cirurgia de catarata fez o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo cancelar procedimentos na capital. A informação foi dada na manhã desta sexta-feira, 28, no telejornal "Bom Dia São Paulo" (TV Globo).

Segundo a reportagem, o problema teve início na semana passada e causou o cancelamento de, ao menos, 240 cirurgias.

Em nota, o Hospital das Clínicas confirmou que houve a interrupção do fornecimento do kit durante quatro dias e disse que o caso foi pontual. O hospital não informou o número de procedimentos cancelados.

"Esta situação já foi regularizada e os pacientes já estão sendo reagendados. Vale destacar que, durante esses quatro dias, a grade cirúrgica da Divisão de Oftalmologia manteve-se totalmente preenchida, com a realização de outros procedimentos da especialidade, incluindo mutirões."

O hospital informou ainda que o setor de oftalmologia realiza cerca de 470 cirurgias para catarata por mês.

Ainda de acordo com a reportagem, o Instituto do Coração (Incor) estaria com problemas para agendamento de exames, como a cintilografia do miocárdio, que avalia o fluxo sanguíneo das artérias para o coração. O cancelamento de exames também foi relatado.

Em nota, o Incor informou que o exame de cintilografia está sendo realizado diariamente e que está fazendo a remarcação de alguns procedimentos por causa de uma obra que está sendo feita na unidade.

"Alguns exames precisam ser reagendados, no entanto, em razão das obras de reforço de pilares para a construção do Bloco 3. Esta etapa das obras será concluída em janeiro. Nesse período, estão sendo priorizadas as emergências."

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEnsino superiorFaculdades e universidadesHospital das ClínicasMetrópoles globaissao-pauloSaúde no BrasilUSP

Mais de Brasil

Eleições 2024: Quando começa a campanha eleitoral?

Barroso defende conciliação sobre marco temporal: 'Melhor que conflito'

Após vetar anúncios políticos, Google vai privilegiar informações do TSE nas buscas sobre eleição

Tabata Amaral anuncia Lúcia França como vice na chapa pela prefeitura de SP

Mais na Exame