Brasil

Ibope: Bolsonaro tem 28%, mas perde para Haddad no segundo turno

Pesquisa divulgada nesta segunda-feira, mostra que candidato petista cresceu em relação à pesquisa anterior e vence candidato do PSL na segunda votação

Haddad: intenções de voto apontam para uma vitória do petista no 2º turno contra Bolsonaro (Rodolfo Buhrer/Reuters Brazil)

Haddad: intenções de voto apontam para uma vitória do petista no 2º turno contra Bolsonaro (Rodolfo Buhrer/Reuters Brazil)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de setembro de 2018 às 19h04.

Última atualização em 24 de setembro de 2018 às 20h11.

São Paulo — A pesquisa Ibope, divulgada nesta segunda-feira (24), mostra que o candidato à presidente pelo PT, Fernando Haddad, se aproximou mais do candidato pelo PSL, Jair Bolsonaro para a disputa do primeiro turno das eleições. 

Segundo a pesquisa, feita com 2.300 pessoas, entre os dias 21 e 22 deste mês, Bolsonaro lidera o primeiro turno, com 28% das intenções de voto. 

Em segundo lugar está Haddad, que passou de 19% para 22% em relação à pesquisa anterior divulgada na última terça-feira (18). 

Em terceiro lugar está Ciro Gomes (PDT), com 11% dos votos, e o tucano Geraldo Alckmin, com 8% (na pesquisa anterior, estava com 7%). Marina Silva ficou com 5% das intenções de voto. Na pesquisa anterior, ela estava com 6% dos votos. 

Brancos e nulos foram 12%, e não sabem ou não responderam computaram 6%. Resultado é 1% a menos do que na pesquisa anterior.

O nível de confiança da pesquisa é de 95%, ou seja, há uma probabilidade de 95% de os resultados estarem corretos. A margem de erro é de 2 pontos, para mais ou para menos.

Simulação do 2º turno

No cenário de disputa para o 2º turno, Haddad ganha por 43% dos votos, contra 37% de Bolsonaro. Votos brancos e nulos bateram 15% e indecisos, 4%. Anteriormente, os presidenciáveis estavam empatados com 40%.

Essa é a primeira vez que o candidato do PSL oscila negativamente nas pesquisas do Ibope de intenção de voto. Em todos os cenários, o resultado aparece fora da margem de erro.

Entre Ciro Gomes e Jair Bolsonaro, o presidenciável pelo PDT leva a melhor com 46%, frente a 35% do ex-militar.

Já na disputa com Geraldo Alckmin, Bolsonaro também perde. Para o tucano, as intenções de voto atingiram 46%, contra 36% do pesselista.

Evolução das taxas de rejeição em relação a pesquisa anterior

Aqui, os entrevistados devem dizer em quem não votariam de jeito nenhum e podem apontar mais de um nome.

Jair Bolsonaro: de 42% de 46%

Fernando Haddad: de 29% para 30%

Marina Silva: de 26% para 25%

Geraldo Alckmin: de 20% para 20%

Ciro Gomes: de 19% para 18%

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2018Fernando HaddadIbopeJair Bolsonaro

Mais de Brasil

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso

Chuvas fortes no Nordeste, ventos no Sul e calor em SP: veja a previsão do tempo para a semana

Moraes deve encaminhar esta semana o relatório sobre tentativa de golpe à PGR