Brasil

Haddad afirma que, se eleito, vai congelar IPVA para os próximos 4 anos

"Aconteceu uma coisa que não podia ter acontecido: o aumento de 30% do IPVA no meio de uma pandemia", disse o cadidato

Atualmente, a alíquota do imposto é de 4% para carros de passeio (Patricia Monteiro/Bloomberg/Bloomberg)

Atualmente, a alíquota do imposto é de 4% para carros de passeio (Patricia Monteiro/Bloomberg/Bloomberg)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 9 de setembro de 2022 às 20h31.

O candidato ao governo de São Paulo Fernando Haddad (PT) afirmou que, se eleito, vai congelar o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) no seu primeiro mandato. "Meu compromisso é que, nos próximos quatro anos, a tabela de 2022 é teto. É dali para baixo. Não vamos aumentar nem o valor nominal do IPVA", garante o candidato, durante um evento de campanha em Santo André, cidade do ABC paulista, nesta sexta-feira, 9.

Haddad, ex-prefeito da capital paulista e ex-ministro da Educação, detalha que o valor do tributo poderá oscilar, mas somente para baixo. "O IPVA vai seguir regra de mercado com teto. Se o preço do veículo cair, cai. Se subir, teto. Não sobe. Não pode penalizar o dono do veículo usado por falta de peça para produzir o novo, não é justo isso", afirma.

Segundo ele, o montante não fará falta para os cofres públicos. "O carro novo está fora disso e é o carro novo que eleva a arrecadação. Não tem cabimento por causa que tá faltando peça no mercado de carro novo, o carro usado sofre uma inflação artificial e isso fica nas costas do contribuinte", explica.

Atualmente, a alíquota do imposto é de 4% para carros de passeio. Veículos com mais de 20 anos de fabricação são isentos do pagamento. No ano passado, houve um aumento de até 30%, por conta da alta no preço dos veículos. "Aconteceu uma coisa que não podia ter acontecido: o aumento de 30% do IPVA no meio de uma pandemia. Foi uma injustiça que foi cometida contra o povo de São Paulo. É esse tipo de injustiça que eu acho errado o governo fazer. O que o Dória e o Rodrigo fizeram não é correto, vamos corrigir", critica.

LEIA TAMBÉM:

Pesquisa governo SP: Haddad lidera com 36%; Tarcísio tem 21%, e Rodrigo Garcia, 14%, diz Ipec

Zeina Latif: Estado tem de criar condições para inovação, mas não planejar tudo

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2022IPVAPolítica

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP