Brasil

Guimarães diz que é preciso votar PEC do Voto Aberto

Líder do PT na Câmara disse que é preciso "radicalizar" na transparência e votar a proposta que acaba com o voto secreto no Legislativo


	Natan Donadon (sem partido-RO) no plenário da Câmara dos Deputados: debates sobre o voto secreto voltaram após casa absolver o deputado
 (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Natan Donadon (sem partido-RO) no plenário da Câmara dos Deputados: debates sobre o voto secreto voltaram após casa absolver o deputado (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de setembro de 2013 às 21h03.

Brasília - O líder do PT na Câmara, José Guimarães (CE), disse nesta segunda-feira, 2, que é preciso "radicalizar" na transparência e votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 349, de 2001, que acaba com o voto secreto no Legislativo e não apenas para sessões de cassação de mandato. "Aí, sim, é dar transparência", disse. A PEC 349 só precisa agora de uma votação em segundo turno na Casa para seguir ao Senado.

De acordo com Guimarães, a sessão que manteve o mandato do deputado Natan Donadon (sem partido-RO) abriu o debate para se acabar com o voto secreto no Congresso. "Vou defender que se acabe com o voto secreto para tudo", afirmou o líder do PT na Câmara, que apresentará a proposta para a bancada nesta terça-feira, 3.

Guimarães disse que é preciso ir além do caso Donadon e sintonizar o Parlamento com os anseios da sociedade. "Agora, chegou a hora da onça beber água", disse. O líder do PT espera que o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), dialogue com o Supremo Tribunal Federal (STF) a fim de dar celeridade à analise do caso pelo plenário da Corte. Segundo Guimarães, seria importante aguardar a decisão do pleno do STF.

Acompanhe tudo sobre:PT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilPartidos políticosPolíticaCâmara dos Deputados

Mais de Brasil

Lula, Flávio ou Tarcísio? Quem está na frente nas pesquisas da semana

Defesa Civil emite, pela 1ª vez, "alerta extremo" por chuvas em São Paulo

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 41 milhões neste sábado; confira

Brasil garante acesso a mercado europeu com tarifa zero para 82% das exportações