Serviços do contribuinte: o que é e como acessar novo portal que substituirá e-CAC
Saiba tudo que pode ser feito no Portal Serviços do contribuinte, da Receita Federal
Jornalista freelancer
Publicado em 6 de setembro de 2024 às 06h30.
Os serviços online oferecidos pelo Governo Federal estão sempre em atualização para melhorar a experiência do cidadão. Lembra-se como era complicado declarar o Imposto de Renda há alguns anos? Hoje todas as informações já são pré-preenchidas e o trabalho é, basicamente, adicionar as documentações restantes.
E nessa leva de atualizações, a Receita Federal lançou o Portal Serviços do Contribuinte, que chega com uma série de serviços para a pessoa física e jurídica, e tem como objetivo substituir o e-CAC. Confira o que é e como funciona o Serviços do contribuinte, além de entender o que você pode fazer na página e como acessar.
Como funciona o portal Serviços do Contribuinte?
O portal Serviços do Contribuinte é uma novidade lançada pela Receita Federal com o objetivo de centralizar todas as atividades e serviços prestados ao cidadão em um só lugar. Se antes o brasileiro precisava entrar em diferentes sites para realizar serviços relacionados à Receita Federal, agora tudo ficará concentrado no portal Serviços do contribuinte.
Desde junho de 2024, de acordo com a Receita Federal, o portal vem sendo implementado e organizado por segmentos que vão desde ajuda ao Cidadão, Empresas no Simples Nacional, MEIs e demais serviços.
Com a chegada do Portal Serviços do Contribuinte, o e-CAC, onde são realizadas consultas e declarações de pessoas jurídicas, será descontinuado. A ideia é que seja uma transição gradual de todos os serviços até que o Serviços do Contribuinte se torne o espaço oficial onde o cidadão pode acessar informações relacionadas à Receita Federal.
Quais serviços estão disponíveis no novo portal?
O Portal Serviços do contribuinte é dividido em algumas categorias. Veja no detalhe todos os serviços disponíveis no portal:
Categoria Cidadão
- Consulta da situação do CPF;
- Imposto de Renda;
- e-Social;
- Dívidas e pendências com a Receita;
- Processos;
- Darfs;
- Parcelamentos;
- Emissão da certidão de Pessoa Física.
Categoria Negócios
- e-Social;
- DCTFWeb;
- Dívidas e pendências;
- Processos;
- DARFs;
- Parcelamentos;
- Emissão de certidão de Pessoa Física e Pessoa Jurídica.
Além disso, o portal também abrange assuntos relacionados ao Simples Nacional e MEI, além das declarações e demais documentações que podem ser consultadas pelo cidadão.
e-CAC vai continuar funcionando?
Por enquanto, o e-CAC segue em funcionamento, ainda disponibilizando todos os serviços para o cidadão até que o Portal do contribuinte tenha feito a transição completa das atividades.
O e-CAC será descontinuado assim que o Portal do Contribuinte se tornar a plataforma oficial de serviços da Receita Federal para o cidadão.
Como acessar o e-CAC?
Para acessar o portal e-CAC é bem simples. O serviço ainda está disponível e deve ser utilizado por meio do seu login e senha do gov.br. Veja o passo a passo:
- Acesse ao site https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login;
- Faça o seu login utilizando o CPF e senha cadastrados no gov.br;
- Clique em “autorizar uso de dados pessoais”.
E pronto, você será automaticamente direcionado para a página inicial do e-CAC, tendo visibilidade de todos os serviços disponíveis na plataforma.