Brasil

​Como solicitar a isenção de IPI na compra de veículos para pessoas com deficiência​

O serviço de solicitação é gratuito e pode ser realizado através do site da Receita Federal do Brasil

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 21 de julho de 2025 às 17h18.

Se você é uma pessoa com deficiência ou motorista profissional (taxista), é possível solicitar a isenção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e/ou IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) para a compra de um carro. Esse benefício visa facilitar a aquisição de veículos, reduzindo o custo da compra.

Quem tem direito à isenção de IPI e IOF?

A isenção de IPI é destinada a pessoas com deficiência física, visual, auditiva, mental severa ou profunda, ou transtorno do espectro autista. A cada 3 (três) anos, essas pessoas podem solicitar a isenção para a compra de um único carro. Já os motoristas profissionais (como taxistas) podem solicitar a isenção do IPI a cada 2 (dois) anos.

A isenção do IOF, por sua vez, aplica-se uma única vez e é válida exclusivamente para automóveis de passageiros com potência bruta de até 127 HP. O modelo do carro deve atender a requisitos específicos, como ser movido por combustível de origem renovável, híbrido ou elétrico, e ter motor de até 2.000 cilindradas (2.0) e, no mínimo, 4 portas.

Quem pode solicitar a isenção?

Os seguintes grupos têm direito a solicitar a isenção:

  • Motorista profissional: taxistas, com autorização, permissão ou concessão para exploração do serviço de transporte individual de passageiros.
  • Cooperativas, permissionárias ou concessionárias de transporte público: focadas para o serviço de aluguel de táxis.
  • Pessoas com deficiência: independentemente da idade, com deficiência física, mental, visual, auditiva, severa ou profunda, ou transtorno do espectro autista.

Requisitos para solicitar a isenção

  • Abaixo estão os requisitos gerais para solicitar a isenção:
  • Ter recursos financeiros ou patrimoniais compatíveis com o valor do veículo, exceto em caso de financiamento bancário.
  • Não possuir impedimentos legais para obter benefícios fiscais, conforme as leis nº 8.429/1992, nº 10.522/2002 e nº 9.605/1998.
  • No caso de ser Contribuinte Individual pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS), não possuir dívidas previdenciárias.

Para motoristas profissionais (taxistas), também é necessário que conste em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a atividade de taxista. Além disso, o solicitante não pode ter sofrido sanção ou condenação criminal que proíba a concessão de benefícios fiscais.

Pessoas com deficiência devem apresentar laudo médico que comprove a condição de deficiência, o que pode ser feito por meio da avaliação biopsicossocial, conforme o Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Quanto tempo leva para obter a autorização?

Em média, o processo de solicitação e análise leva 3 dias úteis. Após a aprovação, o beneficiário receberá a autorização da Receita Federal. A validade da autorização é de 270 dias, contados a partir da data em que a autorização é disponibilizada no sistema.

Onde solicitar e mais informações

O serviço de solicitação é gratuito e pode ser realizado através do site da Receita Federal do Brasil. Caso você tenha dúvidas ou precise de mais informações, pode acessar o Chat RFB ou entrar em contato com a Secretaria Especial da Receita Federal.

Com a isenção de IPI e IOF, a aquisição de um veículo adaptado torna-se mais acessível, proporcionando maior mobilidade e independência para pessoas com deficiência e motoristas profissionais.

Acompanhe tudo sobre:IPICarros

Mais de Brasil

Caso Marielle: Moraes solicita data para julgamento dos acusados

Exame toxicológico será obrigatório para 1ª CNH após derrubada de vetos

Aumento real foi zero, diz secretária de SP sobre reajuste da Sabesp

Congresso derruba veto a PL que isenta Embrapa de taxas para pesquisas