Brasil

Greve de transportadores de combustíveis no Rio é suspensa

Paralisação já estava causando desabastecimento em vários postos da cidade

Posto: principal pleito dos transportadores é a redução do ICMS (foto/Thinkstock)

Posto: principal pleito dos transportadores é a redução do ICMS (foto/Thinkstock)

AB

Agência Brasil

Publicado em 9 de dezembro de 2017 às 09h20.

A greve de motoristas de caminhões de combustíveis, deflagrada no Rio de Janeiro, foi suspensa após uma reunião entre os representantes do setor e o governo do estado, na noite desta sexta-feira (8). A paralisação já estava causando desabastecimento em vários postos da cidade.

A informação sobre o fim da greve foi divulgada pela assessoria do governo. Participaram da reunião o sindicato dos transportadores; o vice-governador, Francisco Dornelles; o secretário de Fazenda, Gustavo Barbosa; e o presidente interino da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano (PT).

O principal pleito dos transportadores é a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Mas, de acordo com a assessoria do governo, devido à crise financeira, não há possibilidade de redução do ICMS, e o estado vai intensificar o combate à sonegação com várias blitz em diversos pontos do estado. Também será criado um grupo para negociar pontos como a cobrança de ICMS sobre a distribuição dos produtos em comparação com o índice praticado em outros estados.

Mais cedo, uma liminar da Justiça do Rio, obtida pela Petróleo Ipiranga, determinou que a Associação das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados do Petróleo do Estado do Rio de Janeiro (Associtanque-RJ) suspendesse o bloqueio das portas das distribuidoras.

Os grevistas fizeram piquetes nas portas das distribuidoras de combustíveis, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, impedindo os caminhões de entrarem para serem carregados com gasolina, álcool ou diesel. A reportagem não conseguiu falar com os representantes das empresas transportadoras, para confirmar a suspensão da greve.

Acompanhe tudo sobre:Combustíveispostos-de-gasolinaRio de Janeiro

Mais de Brasil

Sob gestão Lula, assassinatos contra indígenas no Brasil aumentam 15% em 2023, aponta relatório

PRTB marca data de convenção para anunciar candidatura de Marçal no mesmo dia do evento de Nunes

Moraes defende entraves para recursos a tribunais superiores e uso de IA para resolver conflitos

Com negociação para definir vice, PL lança candidatura de Ramagem à prefeitura do Rio

Mais na Exame