Brasil

Grace Mendonça será 1ª mulher a integrar 1º escalão de Temer

Antes de ingressar na AGU, em 2001, Grace foi assessora do subprocurador-geral da República (1995 a 2001) e advogada da Companhia Imobiliária de Brasília


	Grace Mendonça: desde 2003, a advogada da União está no comando da Secretaria-Geral de Contencioso (SGCT)
 (Wesley Mcallister/AscomAGU/Divulgação)

Grace Mendonça: desde 2003, a advogada da União está no comando da Secretaria-Geral de Contencioso (SGCT) (Wesley Mcallister/AscomAGU/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de setembro de 2016 às 20h09.

Brasília - A nova Advogada-Geral da União, Grace Maria Fernandes Mendonça, que substituirá Fabio Medina Osório, exonerado hoje do posto, é funcionária de carreira da AGU desde 2001 e será a primeira mulher a integrar o primeiro escalão do governo Michel Temer.

Nascida em 17 de outubro de 1968, Grace é natural de Januária (MG), casada e tem três filhas.

Bacharel em Direito pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal, especialista em Direito Processual Civil e mestranda em Direito Constitucional, Grace foi professora titular de Direito Constitucional, Processual Civil e Direito Administrativo na Universidade Católica de Brasília entre os anos de 2002 e 2015.

Antes de ingressar na AGU, em 2001, Grace foi assessora do subprocurador-geral da República (1995 a 2001) e advogada da Companhia Imobiliária de Brasília - TERRACAP (1992 a 1995).

Desde 2003, a advogada da União está no comando da Secretaria-Geral de Contencioso (SGCT), órgão responsável por representar judicialmente a União no Supremo Tribunal Federal (STF).

O perfil de Grace publicado pela pasta destaca ainda que a defesa da constitucionalidade da Lei Maria da Penha e a atuação da ministra nas ações relacionadas às dívidas dos Estados e à minirreforma eleitoral.

Nas causas defendidas pela ministra estão ainda a constitucionalidade da legislação referente aos campos eletromagnéticos e a obrigatoriedade de matrícula de portadores de necessidades especiais em escolas privadas.

Na AGU, Grace também já exerceu os cargos de adjunta do advogado-Geral da União e de coordenadora-geral do gabinete do advogado-geral da União, além de, interinamente, o cargo de advogada-geral da União.

Logo após o anúncio do Planalto que confirmou a nomeação de Grace no lugar de Fábio Medina Osório, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, usou o Twitter para agradecer o ex-ministro e dar boas-vindas à ministra.

"Agradeço ao brilhante Adv. Fábio M Osorio, convidado por mim para o exercício do cargo, pelos relevantes serviços que prosseguirão na AGU", disse, ressaltando a escolha de Grace.

"O Presidente Michel Temer nomeou para a AGU a Doutora Grace Mendonça, com respeitável atuação no STF, em defesa da união, há 15 anos."

Acompanhe tudo sobre:MulheresAdvogados

Mais de Brasil

Para Lula, Brasil saiu vencedor do tarifaço de Trump

Lula estabelece cota para exibição de filmes nacionais nos cinemas em 2026

Governo estuda tarifa zero no transporte público, diz ministro das Cidades

Bolsonaro é considerado apto e fará cirurgia de hérnia 9h na quinta