Brasil

Governo nega que pretende tirar Cristo Redentor da Igreja

Segundo a ministra Marta Suplicy, jamais houve nenhum tipo de pressão do governo brasileiro sobre a questão da imagem do Cristo Redentor


	Ministério da Cultura nega que tenha tentado tirar tutela do Cristo Redentor da Arquidiocese do Rio
 (Buda Mendes/Getty Images)

Ministério da Cultura nega que tenha tentado tirar tutela do Cristo Redentor da Arquidiocese do Rio (Buda Mendes/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de agosto de 2014 às 09h54.

São Paulo - Após a polêmica envolvendo a tutela do monumento do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o Ministério da Cultura afirmou não ser verdade que estaria tentando tirar da Arquidiocese do Rio os direitos sobre a imagem da estátua.

Na semana passada, a coluna do jornalista Merval Pereira afirmou que a ministra da Cultura Marta Suplicy teria feito chegar ao Cardeal D. Orani Tempesta uma ameaça de retirar da Igreja Católica a tutela sobre a imagem.

A polêmica começou quando a Arquidiocese do Rio vetou a veiculação de uma cena do filme "Inútil Paisagem", de José Padilha, em que o Cristo aparece por considerá-la desrespeitosa.

O filme é um dos curtas que fazem parte do longa "Rio, eu te amo", que estreia em setembro.

Dias depois, por conta da repercussão negativa, a Igreja voltou atrás e liberou o uso da imagem do Cristo.

Veja a nota na íntegra:

"Não procedem e nem são verdadeiros os fatos relatados na coluna do jornalista Merval Pereira no jornal O Globo de hoje. Jamais existiu nenhum tipo de ação ou pressão que tenha envolvido o governo brasileiro, seja através do Ministério da Cultura ou de qualquer outra instância governamental, frente à questão da imagem do Cristo Redentor.

O único contato que mantive com o Cardeal Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, foi há três semanas quando lhe telefonei para saber como estava a situação sobre o uso da imagem do Cristo em filme do cineasta José Padilha. O Cardeal disse que já estava tudo resolvido, e toda conversa foi de forma amistosa."

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasFilmesIgreja CatólicaMetrópoles globaisRio de Janeiro

Mais de Brasil

Vou até as últimas consequências, diz Nunes sobre proibição do serviço de moto da 99 em SP

Inmet mantém alerta de "perigo potencial" para estados por conta das chuvas; veja previsão do tempo

Infraestrutura: confiança sobre investimentos persiste, mas cenário econômico acende sinal amarelo

Opinião: Professores no centro do debate