Brasil

Governo Lula pode retomar processo de extradição de Allan dos Santos

O blogueiro, criador do canal "Terça Livre", está foragido no país americano

Allan dos Santos: Dino procurou a Interpol e os Estados Unidos para cumprir o mandado de prisão preventiva (Andressa Anholete / Correspondente/Getty Images)

Allan dos Santos: Dino procurou a Interpol e os Estados Unidos para cumprir o mandado de prisão preventiva (Andressa Anholete / Correspondente/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 6 de janeiro de 2023 às 19h59.

Última atualização em 6 de janeiro de 2023 às 20h07.

Chefiado por Flávio Dino, o Ministério da Justiça quer acelerar o processo de extradição do blogueiro Allan dos Santos, apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A pasta procurou a Interpol e os Estados Unidos para cumprir o mandado de prisão preventiva que pesa contra ele, expedido em 2021.

O blogueiro, criador do canal "Terça Livre", está foragido no país americano.

Ao Estadão, a pasta declarou que a lei é "para todos" e que acionará "mecanismos de cooperação internacional para que as ordens do Supremo Tribunal Federal sejam cumpridas, independentemente do destinatário". O ministério afirmou que não comenta casos concretos.

Receba as notícias mais relevantes do Brasil e do mundo toda manhã no seu e-mail. Cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

O mandado de prisão preventiva contra Allan dos Santos partiu do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, a pedido da Polícia Federal.

O blogueiro é investigado no inquérito que apura a disseminação de notícias falsas na internet e a existência de milícias digitais que organizam ataques às instituições democráticas, aos poderes de Estado e aos ministros da Corte.

Em novembro do ano passado, o Supremo ordenou ao Ministério das Relações Exteriores o cancelamento do passaporte de Allan dos Santos.

Já houve, também, pedido para que o nome do investigado seja incluído na lista de Difusão Vermelha da Interpol, que contém procurados internacionais, mas a solicitação ainda não foi atendida.

LEIA TAMBÉM:

Ações de commodities disparam 5% com nova alta do minério de ferro

Festa do travesseiro e da panela de pressão: Magalu vende 20% mais na sexta promocional de 2023

Acompanhe tudo sobre:Flávio DinoGoverno Lula

Mais de Brasil

Barroso afrouxa regra para câmeras da PM em SP, mas exige uso obrigatório em comunidades

Trens e metrô terão tarifa mais alta a partir de janeiro; saiba quando e valores

PM afasta policial que atirou à queima-roupa em rapaz em São Paulo

Tarifa de ônibus em SP será de R$ 5,00; veja quando passa a valer