Brasil

Governo guarda quatro armas para conter valorização

Brasil pode voltar a cobrar Imposto de Renda de investidor estrangeiro

Para preparar caminho de Dilma, Lula deve implantar medidas contra sobrevalorização do Real até dezembro (Wilson Dias/AGÊNCIA BRASIL)

Para preparar caminho de Dilma, Lula deve implantar medidas contra sobrevalorização do Real até dezembro (Wilson Dias/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de novembro de 2010 às 10h21.

São Paulo - O governo possui pelo menos quatro medidas guardadas na gaveta para tentar reverter a valorização do real.

As ações possíveis vão desde um incremento na compra de dólares que entram no País, até iniciativas de caráter mais punitivas, como a retomada da cobrança do Imposto de Renda sobre os ganhos dos investidores estrangeiros que aplicam em títulos públicos e uma taxação maior do IOF nos investimentos externos em ações, hoje em 2%, um dos maiores temores do mercado.

O governo prefere guardar a possibilidade de uso deste “arsenal” para depois dos resultados do encontro da próxima semana dos líderes das 20 maiores economias do mundo (G-20), em Seul, na Coreia do Sul. Para a equipe econômica, o quadro atual demanda uma solução articulada, principalmente entre os Estados Unidos e a China, as duas economias que estão por trás da onda de valorização das moedas dos países em desenvolvimento.

A mudança do governo brasileiro também tem relevância dentro deste cenário. Medidas de combate à sobrevalorização do real, adotadas entre novembro e dezembro, terão impacto sobre a administração da presidente eleita Dilma Rousseff.

Acompanhe tudo sobre:CâmbioGovernoGoverno DilmaReal

Mais de Brasil

Quem são as vítimas da queda de avião em Gramado?

“Estado tem o sentimento de uma dor que se prolonga”, diz governador do RS após queda de avião

Gramado suspende desfile de "Natal Luz" após acidente aéreo

Lula se solidariza com familiares de vítimas de acidente aéreo em Gramado