Brasil

Governo dos EUA afirma que dois milhões de imigrantes ilegais já deixaram o país

Número, que inclui deportações voluntárias e compulsórias, foi divulgado por Departamento de Segurança Interna americano

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 23 de setembro de 2025 às 18h34.

Tudo sobreEstados Unidos (EUA)
Saiba mais

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS) anunciou nesta terça-feira, 23, que mais de dois milhões de imigrantes irregulares deixaram o país, de forma compulsória ou por vontade própria, desde que Donald Trump assumiu o poder no fim de janeiro.

"Dois milhões de imigrantes ilegais saíram dos Estados Unidos em menos de 250 dias, incluindo aproximadamente 1,6 milhão que se autodeportaram voluntariamente e mais de 400 mil deportações", indicou o departamento em um comunicado de imprensa.

O DHS pegou um aplicativo telefônico lançado pelo governo anterior do democrata Joe Biden para acolher solicitantes de asilo no país e o converteu, no início do mandato de Trump, em uma ferramenta de "autodeportação" na qual imigrantes sem documentos podiam informar ao governo sua disposição de deixar o país.

Um porta-voz do DHS explicou à AFP por e-mail que "dezenas de milhares de estrangeiros ilegais usaram o aplicativo CBP Home".

"O número de 1,6 milhão [de autodeportados] vem de nosso próprios cálculos a partir do USCIS", o Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos, a agência encarregada de analisar pedidos de residência ou cidadania, acrescentou.

O número de imigrantes irregulares que entraram nos Estados Unidos ao longo dos quatro anos de governo de Biden é objeto de debate entre especialistas.

"Durante quatro meses consecutivos, o Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos (CBP) não libertou nenhum imigrante ilegal dentro do país", explica o comunicado.

O Serviço de Imigração e Controle de Alfândega dos EUA (ICE, na sigla em inglês) anunciou na semana passada que planeja praticamente dobrar seus efetivos, após receber mais de 150 mil solicitações de emprego.

O ICE realiza operações em todo o país, o que provoca protestos de organizações de defesa dos migrantes e dos governadores democratas.

A luta contra a imigração irregular é um dos pilares do segundo mandato de Donald Trump.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)ImigraçãoDonald Trump

Mais de Brasil

Caso Marielle: Moraes solicita data para julgamento dos acusados

Exame toxicológico será obrigatório para 1ª CNH após derrubada de vetos

Aumento real foi zero, diz secretária de SP sobre reajuste da Sabesp

Congresso derruba veto a PL que isenta Embrapa de taxas para pesquisas