Brasil

Governo do RN anuncia medidas para conter ataques a ônibus

Após decretar estado de calamidade pública no sistema prisional de Natal, o governador institui blitze itinerantes e abordagens surpresa no transporte público


	Vista aérea da cidade de Natal: desde o início da manhã, 200 homens da Força Nacional de Segurança Pública estão atuando nas ruas e nas proximidades dos presídios da cidade
 (REUTERS/Sergio Moraes)

Vista aérea da cidade de Natal: desde o início da manhã, 200 homens da Força Nacional de Segurança Pública estão atuando nas ruas e nas proximidades dos presídios da cidade (REUTERS/Sergio Moraes)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de março de 2015 às 19h41.

Brasília - Para conter a onda de ataques a ônibus e acalmar a população depois que cinco coletivos e uma viatura foram incendiados ontem (16) na capital do estado, o governo do Rio Grande do Norte anunciou hoje (17) que fará abordagens surpresa no transporte público de Natal.

Também haverá rondas e blitze itinerantes nas principais vias da cidade e policiamento ostensivo próximo a pontos de ônibus. Há uma semana o estado vive uma crise no sistema prisional desencadeada por rebeliões de detentos em seis presídios.

Autoridades locais atribuem os ataques ocorridos ontem na capital a grupos ligados aos presos rebelados. Para tentar estancar a crise, o governador Robinson Faria decretou hoje estado de calamidade pública no sistema prisional e instituiu ontem o Gabinete de Gestão Integrada (GGI), para organizar as ações de enfrentamento à crise.

Em balanço apresentado hoje, Faria disse que "o governo não vai negociar nenhum tipo de concessão” com os presos e não “permitirá barganhas". Outra medida tomada pelo governo potiguar foi a transferência de 89 presos que estavam na Casa de Detenção Provisória da Ribeira, na capital, para o município de Parelhas, na região do Seridó.

Desde o início da manhã, 200 homens da Força Nacional de Segurança Pública estão atuando nas ruas de Natal e nas proximidades dos presídios da cidade.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, dois helicópteros – um da Força Nacional e outro da Polícia Rodoviária Federal – estão ajudando no patrulhamento aéreo das áreas consideradas de risco, e quatro ônibus da Secretaria de Educação foram colocados à disposição da tropa federal.

Acompanhe tudo sobre:PoliciaisRio Grande do NorteSegurança públicaTransporte público

Mais de Brasil

Desde o início do ano, 16 pessoas foram baleadas ao entrarem por engano em favelas do RJ

Justiça suspende revisão que permitiria construção de condomínios nos Jardins

Dino convoca para fevereiro audiência com nova cúpula do Congresso para discutir emendas

Em decisão sobre emendas, Dino cita malas de dinheiro apreendidas em aviões e jogadas por janelas