Brasil

Governo do Ceará suspende construção de aquário gigante

A obra, orçada em US$ 110 milhões, está parada desde o dia 30 de dezembro


	Imagem do projeto Acquario Ceará: parte da população é contra a obra por considerá-la cara e desnecessária
 (Divulgação/Twitter/CearaAcquario)

Imagem do projeto Acquario Ceará: parte da população é contra a obra por considerá-la cara e desnecessária (Divulgação/Twitter/CearaAcquario)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de fevereiro de 2015 às 08h59.

Fortaleza - O governo cearense determinou a paralisação do contrato com a empresa americana International Concept Management (ICM) Reynolds, responsável pela construção do Acquario Ceará. A obra - orçada em US$ 110 milhões, com financiamento do Exim Bank americano, contratado pelo Governo do Ceará - está parada desde o dia 30 de dezembro.

De acordo com a empresa, por causa do atraso no repasse do pagamento por parte do governo.

A interrupção do contrato foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOU). A ordem partiu do novo secretário de Turismo, Arialdo Pinho, ex-chefe da Casa Civil nas duas gestões de Cid Gomes como governador do Ceará.

Segundo explicou o secretário, como a empresa contratada havia paralisado os trabalhos, o governo também decidiu suspender o contrato para uma análise de requerimentos feitos pela ICM.

"Nos próximos 60 dias, será feita uma auditoria para sabermos a situação da obra", disse Arialdo, descartando qualquer mudança de contrato.

A medida foi tomada, justifica o secretário, pela necessidade de se fazer um levantamento de toda a situação da obra e do contrato, diante de uma nova gestão.

O Acquario Ceará, uma estrutura gigantesca que está sendo erguida na praia de Iracema, em Fortaleza, é alvo de polêmicas desde a apresentação do projeto pelo então governador Cid Gomes, em 2011.

Parte da população é contra a obra por considerá-la cara e desnecessária em um Estado que tem muitas outras prioridades.

Na gestão de Cid Gomes, a Secretaria de Turismo defendia a obra alegando que o aquário vai aumentar e qualificar o turismo no Ceará. O equipamento contará com 38 tanques de exibição, com capacidade para 15 milhões de litros de água. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:TurismoGovernoCeará

Mais de Brasil

Para Lula, Brasil saiu vencedor do tarifaço de Trump

Lula estabelece cota para exibição de filmes nacionais nos cinemas em 2026

Governo estuda tarifa zero no transporte público, diz ministro das Cidades

Bolsonaro é considerado apto e fará cirurgia de hérnia 9h na quinta