Brasil

Governo deve anunciar plano para lidar com custo de térmicas

Distribuidoras têm sido impactadas pelos elevados gastos com a compra de energia de termelétricas e com a exposição ao mercado de curto prazo


	Linhas de transmissão de energia: anúncio deverá ocorrer na tarde desta quinta no Ministério da Fazenda, em horário ainda não definido
 (Dado Galdieri/Bloomberg)

Linhas de transmissão de energia: anúncio deverá ocorrer na tarde desta quinta no Ministério da Fazenda, em horário ainda não definido (Dado Galdieri/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de março de 2014 às 11h05.

Brasília/São Paulo - Os ministérios da Fazenda e de Minas e Energia devem anunciar nesta quinta-feira um plano para solucionar o problema de caixa das distribuidoras de energia que tem sido impactado pelos elevados gastos com a compra de energia de termelétricas e com a exposição ao mercado de curto prazo, segundo duas fontes do governo.

Segundo uma das fontes, o anúncio deverá ocorrer na tarde desta quinta no Ministério da Fazenda, em horário ainda não definido.

Em fevereiro, uma fonte do governo afirmou à Reuters que o governo poderia permitir aumento na conta de luz dos consumidores, para que o ônus do gasto extra com a cara energia de térmicas não ficasse apenas com o Tesouro Nacional.

Na quarta-feira, o secretário-executivo de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, afirmou que o aporte de 1,2 bilhão de reais da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) às distribuidoras de energia será pago pelos consumidores em até 5 anos. A liberação de 1,2 bilhão de reais foi definida pelo governo federal na sexta-feira passada para cobrir a compra de energia mais cara de térmicas pelas distribuidoras em janeiro.

Acompanhe tudo sobre:Ministério da FazendaMinistério de Minas e Energia

Mais de Brasil

Defesa Civil emite alerta severo de chuva forte e granizo em SP nesta terça

Investigação aponta quatro servidores da Receita que vazaram dados do STF

Receita diz que não 'tolera desvios' após operação da PF sobre possíveis vazamentos de dados

Desfile de Carnaval no Rio: Anac notifica Portela por drone na Sapucaí