Brasil

Governo de SP recebe R$ 27,8 milhões para ampliar uso de câmeras corporais na PM

Tarcísio recua sobre críticas ao uso de câmeras na corporação

Câmeras corporais para PM de São Paulo serão ampliadas (Marcelo S. Camargo / Governo do Estado de SP/Divulgação)

Câmeras corporais para PM de São Paulo serão ampliadas (Marcelo S. Camargo / Governo do Estado de SP/Divulgação)

Publicado em 5 de dezembro de 2024 às 21h57.

Última atualização em 5 de dezembro de 2024 às 21h58.

Tudo sobrePolícia Militar
Saiba mais

O Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou a liberação de R$ 27,8 milhões para a Polícia Militar de São Paulo, com o objetivo de adquirir 2 mil novas câmeras corporais (COPs). Este repasse de recursos, formalizado nesta quinta-feira, 5, reconhece que o programa estadual está alinhado às diretrizes federais de modernização e fortalecimento das práticas de segurança pública no Brasil.

Com a inclusão das 2 mil novas câmeras, o estado de São Paulo ampliará seu programa de câmeras corporais em 38%, passando de 10.125 câmeras para 12.000. O aumento também inclui as 2 mil câmeras adquiridas em setembro deste ano.

No documento enviado ao Ministério da Justiça, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) de São Paulo destacou que o programa contribui diretamente para o desenvolvimento de políticas públicas e estratégias voltadas ao combate à criminalidade, com ênfase no enfrentamento de crimes violentos, corrupção e crime organizado.

PM que atirou em homem pelas costas tem prisão decretada

Tarcísio de Freitas recua sobre críticas ao uso de câmeras corporais na PM

Em meio a casos de violência policial em São Paulo, o governador do estado, Tarcísio de Freitas, recuou em suas críticas anteriores ao uso de câmeras corporais por agentes da Polícia Militar. Em uma entrevista à CBN nesta quinta-feira, 5, Tarcísio admitiu estar "completamente errado" em sua avaliação anterior sobre o equipamento e afirmou que sua visão estava “equivocada”. Ele reconheceu que as câmeras são importantes ferramentas de proteção tanto para a sociedade quanto para os próprios policiais.

“O equipamento é um instrumento de proteção, e nós vamos não só manter o programa, mas ampliá-lo”, disse o governador, destacando a importância das câmeras no contexto de segurança pública.

Acompanhe tudo sobre:Polícia MilitarTarcísio Gomes de Freitas

Mais de Brasil

Câmara aprova pacote de medidas pelo direito das mulheres e combate ao feminicídio

Indicada por Lula assume STM e se torna a primeira mulher a presidir tribunal militar

PM que atirou em homem pelas costas tem prisão decretada

Vamos entregar economia crescendo, povo consumindo e o mercado reclamando, diz Lula