Brasil

Governo assumirá prejuízo se ferrovias não forem vendidas

“É uma função de governo, ele tem que fazer a ferrovia", explicou o futuro presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo


	Dilma Rousseff no anúncio do plano de concessões: a EPL foi criada hoje para administrar todos projetos de logística do país
 (Roberto Stuckert Filho/Presidência da República)

Dilma Rousseff no anúncio do plano de concessões: a EPL foi criada hoje para administrar todos projetos de logística do país (Roberto Stuckert Filho/Presidência da República)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de agosto de 2012 às 17h04.

Priorizar nos meus resultados Google

Brasília - O modelo de construção de 10 mil quilômetros de novas ferrovias no país, anunciado hoje (15), prevê uma parceria público-privada, na qual o governo concede à iniciativa privada, por meio de licitação, a construção da ferrovia, e depois compra a capacidade de operação. Em um segundo momento, o governo irá oferecer essa capacidade para usuários privados e operadores independentes.

Segundo o futuro presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, se não houver demanda suficiente para ocupar toda a capacidade da ferrovia, o governo vai assumir o prejuízo, porque o concessionário que construir a linha vai receber integralmente pelo serviço.

“É uma função de governo, ele tem que fazer a ferrovia. Nós vivemos hoje uma situação meio do ‘ovo e da galinha’, eu não produzo porque não tem logística ou não tem logística porque não tem produção. Vamos inverter essa curva, vamos fazer a logística e a logística vai induzir a produção”, explicou Figueiredo.

A EPL foi criada hoje para administrar todos projetos de logística do país, e vai substituir a recém-criada Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade (Etav), que iria administrar apenas a construção do trem de alta velocidade.

Acompanhe tudo sobre:Setor de transporteInfraestruturaTransportesFerroviasGoverno

Mais de Brasil

Flávio Bolsonaro diz ter 'muita tranquilidade' após revelação de investigação no caso Dark Horse

Fachin dá 24h para que Mendonça retire sigilo total da operação Compliance Zero

PGR pede quebra do sigilo de todas as investigações relacionadas ao Banco Master

Planos de saúde serão obrigados a cobrir mamografia digital para todas as idades e gêneros