Brasil

Governo alerta para cuidados em abertura de contas

A orientação está na quinta edição do boletim Consumo e Finanças, elaborado pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e o Banco Central


	Caixa eletrônico: o banco e o ministério orientam o consumidor a não assinar documento antes de esclarecer todas as dúvidas
 (INFO)

Caixa eletrônico: o banco e o ministério orientam o consumidor a não assinar documento antes de esclarecer todas as dúvidas (INFO)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de outubro de 2012 às 12h44.

Brasília - O pedido de encerramento de conta deve ser aceito pelo banco mesmo quando o cliente tiver cheques sustados, revogados ou cancelados. A orientação está na quinta edição do boletim Consumo e Finanças, elaborado pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e o Banco Central (BC).

O boletim informa que, ao abrir uma conta-corrente, o consumidor deve estar atento às regras contratuais, como os direitos e as obrigações das partes envolvidas, as normas para movimentação da conta e os requisitos para rescisão e encerramento.

“Cláusulas contratuais que limitem os direitos do consumidor devem estar em destaque para facilitar a compreensão do cliente”, lembram o BC e o ministério.

O informativo esclarece que o encerramento de uma conta corrente poderá ser feito pelo banco ou pelo cliente, desde que mediante as condições previstas no contrato de abertura, que é por tempo indeterminado.

O banco e o ministério orientam o consumidor a não assinar documento antes de esclarecer todas as dúvidas, inclusive referente a tarifas, juros e outros encargos. Deve solicitar cópia de todos os documentos assinados e ficar atento à não obrigatoriedade de contratar pacote de serviços ligado à conta-corrente.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralBancosCréditoFinançasMercado financeiro

Mais de Brasil

Fora do evento sobre 8/1 no Planalto, Pacheco diz que não há 'liberdade fora da democracia'

Bolsonaro pede autorização a Moraes para ir à posse de Trump

Federação de hotéis cobra Tarcísio por virose e arrastões no litoral e fala em debandada de turistas