Brasil

TV Globo avalia processar autores de posts racistas

A jornalista Maria Júlia Coutinho foi alvo de comentários racistas na noite de ontem na página oficial do Jornal Nacional no Facebook

Os apresentadores do Jornal Nacional William Bonner e Renata Vasconcellos com cartazes em apoio à jornalista Maria Júlia Coutinho (Reprodução/Facebook/Jornal Nacional)

Os apresentadores do Jornal Nacional William Bonner e Renata Vasconcellos com cartazes em apoio à jornalista Maria Júlia Coutinho (Reprodução/Facebook/Jornal Nacional)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de julho de 2015 às 21h21.

São Paulo - A jornalista Maria Júlia Coutinho, repórter do tempo do "Jornal Nacional", da TV Globo, foi alvo de comentários racistas na noite de quinta-feira, 02, na página oficial do telejornal no Facebook.

Usuários escreveram posts pejorativos sobre a cor da pele da jornalista em uma publicação que continha a foto dela com a previsão do tempo para esta sexta-feira.

Publicações em defesa de Maria Júlia, também chamada de Maju por colegas de trabalho e telespectadores, logo surgiram após as críticas.

Na tarde desta sexta, um usuário do Twitter postou uma crítica ofensiva à jornalista, que foi rebatida por ela. "Beijinho no ombro", respondeu Maju.

Ainda nesta tarde, o âncora do Jornal Nacional William Bonner, a apresentadora Renata Vasconcellos e a equipe do telejornal fizeram um vídeo em resposta aos comentários preconceituosos.

Sem citar a polêmica, Bonner falou: "A gente queria dar um recado para vocês. E o recado é esse aqui, ó: 'somos todos Maju'". Até as 18h10, o vídeo já tinha 44.498 compartilhamentos. A hashtag "SomosTodosMajuCoutinho" ficou em primeiro lugar nos Trend Topics do Twitter.

Em nota, a TV Globo informou que as mensagens racistas contra a jornalista Maria Júlia Coutinho foram retiradas da página do Facebook do Jornal Nacional.

Segundo a emissora, o jornal dará, na edição desta noite, "notícia sobre o lamentável episódio".

A Globo estuda ainda as medidas judiciais cabíveis para o caso, informou a nota.

Veja o vídeo feito pela equipe do Jornal Nacional:

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas brasileirasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookGloboInternetPreconceitosRacismoRedes sociaisServiços

Mais de Brasil

Acidente em MG: Motorista de carreta envolvida em tragédia se entrega após passar dois dias foragido

Quem é o pastor indígena que foi preso na fronteira com a Argentina

Oito pontos para entender a decisão de Dino que suspendeu R$ 4,2 bilhões em emendas de comissão

Ministro dos Transportes vistoria local em que ponte desabou na divisa entre Tocantins e Maranhão