Brasil

Funcionários de bares em torno do Maracanã terão capacitação

O treinamento começou hoje (11), pela Companhia de Bebidas das Américas (Ambev), por meio de videoaula, material informativo e um teste, aplicado no fim da aula

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de junho de 2013 às 14h31.

Rio de Janeiro - Aproximadamente 3 mil funcionários de bares e restaurantes em torno do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, serão capacitados para a Copa das Confederações. O treinamento começou hoje (11), pela Companhia de Bebidas das Américas (Ambev), por meio de videoaula, material informativo e um teste, aplicado no fim da aula para qualificar os garçons e atendentes. A capacitação atingirá mais de 10 mil empregados em todas as cidades-sede até sábado (15).

O treinamento visa a orientar os profissionais a agir de forma adequada no que diz respeito ao atendimento. Além disso, a capacitação ensina como lidar com menores de idade que queiram comprar bebida alcoólica.

O Diretor Regional da Ambev no Rio, Rafael Oliveira, informou que as ações têm como finalidade a conscientização de empregados de bares para a venda de bebida de forma consciente e para maiores de 18 anos. “A gente está fazendo uma série de ações para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo. Todos os bares e restaurantes do Brasil que vão ter um movimento maior em virtude dos jogos serão treinados para vender de forma consciente, pedindo o RG [carteira de identidade] antes. O treinamento não ensina só o processo de abordagem e venda de bebida, mas também a conscientização.”

Segundo ele, a previsão é que, com a parceria firmada hoje (11) com o Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes (SindRio), mais pessoas sejam treinadas até o ano que vem. “Para a Copa do Mundo expandiremos essa base que iremos treinar. O programa vai continuar de agora até ano que vem por meio do SindRio para poder aumentar a nossa base de treinamento.”

Para Manuel Marques de Sousa, dono de um dos restaurantes que recebem o treinamento, a ação é fundamental para impedir a venda de bebidas para menores de idade. “Acho essa ação fantástica. Está sendo abordado como comandar, trazendo para os garçons como tratar o menor, não servir bebida alcoólica para eles. Acho isso maravilhoso.”

Acompanhe tudo sobre:Copa das ConfederaçõesEsportesEstádiosFutebol

Mais de Brasil

Baixa umidade causa alerta de 'perigo potencial' em 11 estados, ventanias e chuvas no Nordeste

Governo e Senado pedem ao STF prorrogação de prazo de acordo sobre desoneração da folha

Lula diz que proposta de segurança do governo será elaborada com 27 governadores

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro com 50 voos diários, diz ministro

Mais na Exame