Brasil

Funcionários da Eletrobras ameaçam greve de 48H

Os funcionários dizem que o caixa da estatal vem sendo prejudicado por decisões do governo e da direção da empresa, por isso os empregados não podem ser punidos


	Vertedouro da Usina Itaipu, da Eletrobras: pagamento de Participação nos Lucros e Resultados é a única reivindicação dos trabalhadores da estatal este ano
 (Divulgação)

Vertedouro da Usina Itaipu, da Eletrobras: pagamento de Participação nos Lucros e Resultados é a única reivindicação dos trabalhadores da estatal este ano (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de abril de 2014 às 18h12.

Rio - Funcionários da Eletrobras ameaçam fazer uma paralisação de 48 horas nos dias 24 e 25 de abril caso a companhia não assegure o pagamento de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) este ano.

A questão será definida em reunião da direção da companhia com o Conselho Nacional dos Eletricitários (CNE), que representa os empregados da empresa, marcada para o próximo dia 14.

"Se não tivermos a vontade da direção da Eletrobras de atender o nosso pleito, temos agendada uma paralisação nacional de 48h, de 0h do dia 24 à meia-noite do dia 25 de abril", declarou Emanuel Mendes Torres, diretor da Associação dos Empregados da Eletrobras (Aeel).

A Eletrobras informou que teve um prejuízo líquido de R$ 6,287 bilhões em 2013. Em 2012, o resultado também foi negativo, em R$ 6,879 bilhões.

Os funcionários dizem que o caixa da estatal vem sendo prejudicado por decisões do governo e da direção da empresa - como o acordo de indenizações previstas na Medida Provisória (MP) 579, que estabeleceu as regras para a renovação das concessões que vencem entre 2015 e 2017 -, por isso os empregados não podem ser punidos.

"Todo ano os trabalhadores recebiam participação nos lucros, mas esse ano não vai ter. A Eletrobras não deu lucro, mas não é culpa dos trabalhadores. Temos metas a cumprir e entregamos todas essas metas cumpridas", argumentou Torres.

O pagamento de participação nos lucros é referente aos resultados verificados no ano anterior. Embora a estatal já tivesse registrado prejuízo em 2012, os funcionários conseguiram que a Eletrobras pagasse o PLR aos empregados no ano passado com base no princípio de cumprimento de metas.

O diretor da Aeel explicou que o pagamento de participação nos resultados prevê, tradicionalmente, o valor equivalente a duas folhas salariais do grupo para ser dividido entre todos os trabalhadores do Sistema Eletrobras em forma de PLR.

O pagamento do PLR é a única reivindicação dos trabalhadores da estatal este ano, cuja campanha salarial tem como data-base o mês de maio.

"No ano passado, fizemos acordo para dois anos. Para esse ano, ficou acertado o reajuste salarial de acordo com a inflação do período, medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor, do IBGE)", contou Torres.

Acompanhe tudo sobre:Direitos trabalhistasEletrobrasEmpresasEmpresas estataisEnergia elétricaEstatais brasileirasGrevesHoldingsLucroServiços

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP