Brasil

Funai muda o estatuto e extingue 347 cargos comissionados

O decreto entra em vigor na próxima quinta-feira (30). Segundo a Funai, 87 cargos serão extintos da estrutura do órgão

Funai: a assessoria de imprensa da fundação disse não haver ainda definição das áreas que serão mais afetadas pelo corte de pessoal (AFP/AFP)

Funai: a assessoria de imprensa da fundação disse não haver ainda definição das áreas que serão mais afetadas pelo corte de pessoal (AFP/AFP)

AB

Agência Brasil

Publicado em 27 de março de 2017 às 19h42.

Decreto assinado pelo presidente Michel Temer e pelos ministros da Justiça, Osmar Serraglio, e do Planejamento, Dyogo Oliveira, e publicado na sexta-feira (24) no Diário Oficial da União, muda o estatuto da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Entre as mudanças, estão a extinção de 347 cargos do grupo Direção e Assessoramento Superiores (DAS), os chamados cargos comissionados, que podem ser ocupados por pessoas não concursadas.

Em contrapartida, serão remanejados para a fundação responsável pela política indígena do país Funções Comissionadas do Poder Executivo (FCPE), que só podem ser ocupados por servidores efetivos.

Segundo a Funai, 87 cargos serão extintos da estrutura do órgão.

Em nota, o presidente da Funai, Antônio Costa disse que a fundação "enfrentará essa nova realidade com responsabilidade e buscará alternativas junto ao governo federal e ao Ministério da Justiça para que a crise econômica em que se encontra o país não prejudique ainda mais a instituição e as 305 etnias [indígenas] existentes no Brasil".

No documento, Costa informa ainda que a Funai irá "priorizar as necessidades dos povos indígenas em cada região e buscar blindar e fortalecer a fundação em sua sede e nas bases regionais".

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da fundação disse não haver ainda definição das áreas que serão mais afetadas pelo corte de pessoal e que um grupo de trabalho está fazendo esse levantamento.

Pelo decreto, o presidente do órgão publicará, no prazo de 30 dias, a partir da entrada em vigor do decreto, a relação nominal dos titulares dos cargos em comissão e das funções de confiança.

O decreto entra em vigor na próxima quinta-feira (30).

 

Acompanhe tudo sobre:Michel TemerOsmar Serraglio

Mais de Brasil

Após jovem baleada, Lewandowski quer acelerar regulamentação sobre uso da força por policiais

Governadores avaliam ir ao STF contra decreto de uso de força policial

Queda de ponte: dois corpos são encontrados no Rio Tocantins após início de buscas subaquáticas

Chuvas intensas atingem Sudeste e Centro-Norte do país nesta quinta; veja previsão do tempo