Brasil

Fumaça de incêndios em Brasília e Goiás afeta ao menos 26 voos

Companhias aéreas alertam para realocação de passageiros e voos extras a partir desta segunda-feira

Goiânia amanhece com fumaça devido à frente fria e queimadas em diferentes regiões brasileiras (Reprodução)

Goiânia amanhece com fumaça devido à frente fria e queimadas em diferentes regiões brasileiras (Reprodução)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 26 de agosto de 2024 às 08h16.

Última atualização em 26 de agosto de 2024 às 08h48.

Tudo sobreMudanças climáticas
Saiba mais

Por conta da baixa visibilidade causada pela nuvem de fumaça que encobriu a capital de Goiás neste domingo, o Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia (GO), cancelou ao menos 26 voos, segundo informações da CCR Aeroportos, que administra o local.

Os dados do site Flight Radar, que monitora sistemas de voo em tempo real, apontam 13 chegadas e 13 partidas canceladas, além de outros quatro voos desviados.

A plataforma também mostra que ao menos um voo foi cancelado em Brasília, com destino a Goiânia, e um voo foi desviado para Uberlândia (MG). Segundo o centro de comunicação social do Corpo de Bombeiros, a fumaça é causada por causa dos incêndios que devastam parte do Pantanal, da Amazônia e de estados como São Paulo.

De acordo com a companhia aérea GOL, nove voos que tinham Goiânia como destino foram cancelados e um foi alternado. A empresa informou em nota que “todos os clientes impactados estão recebendo as facilidades previstas pela resolução 400 da ANAC, com reacomodação em voos de linha e reforço da GOL previstos para segunda-feira (26).”

Já a Azul informou que um dos voos que iria para capital de Goiás precisou retornar para o ponto de partida em Campinas (SP), e outro que partiu de Recife (PE) teve a rota alterada para Brasília. Ao todo, a companhia afirmou que 12 voos foram cancelados. “Os clientes afetados receberam toda a assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e estão sendo reacomodados em outros voos da companhia”, complementou a companhia aérea.

A Latam não especificou o número de voos cancelados, mas pontuou que “alguns de seus voos de/para essa localidade foram alternados ou sofreram cancelamentos”. A companhia orientou para que os passageiros com partida ou chegada a Goiânia consultem o status de seu voo na seção 'Minhas Viagens', no site da Latam, antes de se dirigirem ao aeroporto de origem.

De acordo com informações da CCR Aeroportos, por volta das 16h o Santa Genoveva operava com "baixa visibilidade".

Acompanhe tudo sobre:IncêndiosBrasíliaGoiânia

Mais de Brasil

Cavaliere, vice eleito do Rio: segurança pública exige coordenação entre União, estado e município

Mais de 600 mil imóveis estão sem luz em SP após chuva intensa

Ao lado de Galípolo, Lula diz que não haverá interferência do governo no Banco Central

Prefeito de BH, Fuad Noman vai para a UTI após apresentar sangramento intestinal secundário