Roberto Cláudio e Capitão Wagner: buscando a reeleição, ele traz para sua chapa o deputado federal Moroni Torgan (DEM) como vice-prefeito (Divulgação)
Da Redação
Publicado em 2 de outubro de 2016 às 20h16.
A disputa para prefeito de Fortaleza segue para o segundo turno. Os eleitores da capital cearense terão de escolher entre o atual prefeito Roberto Cláudio (PDT) e o deputado estadual Wagner Sousa Gomes (PR), o Capitão Wagner.
Cada um recebeu 40,57% e 31,37% dos votos válidos, respectivamente. Foram apuradas 89,25% das urnas.
Roberto Cláudio (PDT)
O médico sanitarista Roberto Cláudio tem 41 anos e foi eleito deputado estadual no Ceará em duas eleições seguidas: 2006 e 2010. Buscando a reeleição, ele traz para sua chapa o deputado federal Moroni Torgan (DEM) como vice-prefeito.
Torgan disputou a Prefeitura nas eleições municipais passadas.
Eleito em 2012 com 650 mil votos, Roberto Cláudio, à época pertencente aos quadros do PSB, venceu, no segundo turno, Elmano de Freitas (PT).
Sua campanha se pauta na continuidade dos projetos e programas do primeiro mandato, como a construção de mais moradias para população de baixa renda pelo Minha Casa Minha Vida.
Capitão Wagner (PR)
O militar reformado Wagner Sousa Gomes, o Capitão Wagner (PR), tem 37 anos. Foi eleito vereador de Fortaleza em 2012 e deputado estadual em 2014.
Ele levanta o debate sobre segurança pública nesta eleição. O tema não é novidade nas disputas anteriores: Moroni Torgan foi um dos candidatos que abordaram o assunto de forma extensa.
Na sua campanha, Wagner ressalta que, embora o tema seja de competência do Governo do Estado, a Prefeitura pode dar sua contribuição por meio da Guarda Municipal e da instalação de videomonitoramento em logradouros, por exemplo.
Seu vice é o empresário Gaudêncio Lucena (PMDB), atual vice-prefeito de Fortaleza.