Brasil

FHC: 'Dilma não vai poder governar no piloto automático'

Segundo ele, quem administrou o País "no piloto automático" foi Lula

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso: "vamos ver o que ela [Dilma] vai poder fazer" (Mark Wilson/Getty Images)

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso: "vamos ver o que ela [Dilma] vai poder fazer" (Mark Wilson/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de agosto de 2012 às 18h10.

São Paulo - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso avaliou hoje que a presidente eleita, Dilma Rousseff, não vai poder governar "no piloto automático" como pôde governar, segundo ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em seminário promovido pela TV Cultura, na capital paulista, o ex-presidente afirmou que a situação econômica nacional mudou e que a presidente eleita terá de tomar medidas mais duras, que vão afetar mais interesses.

"Ela não vai poder governar no piloto automático como o presidente Lula pôde governar", disse. "Se não há vento de proa ainda, não há vento de cauda mais", metaforizou. Além da diferença de conjuntura econômica, Dilma tem, segundo FHC, condições e características distintas do presidente Lula. "Ele (Lula) tinha um predomínio maior do partido e uma capacidade de relacionamento direto com a população. Ela não tem estas características objetivamente", comparou.

O ex-presidente alegou ainda que Dilma tem carreira administrativa, mas não tem muita experiência em gestão. "Vamos ver como ela vai enfrentar estes problemas todos", disse. "Vamos ver o que ela vai poder fazer."

Acompanhe tudo sobre:Fernando Henrique CardosoGoverno DilmaLuiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Governo de SP confirma Equatorial como investidora estratégica da Sabesp

Moraes determina que PGR se manifeste sobre norma do CFM que restringia aborto legal

Tramonte lidera as intenções de voto para prefeitura de BH, aponta pesquisa Quaest

Quando volta o calor em São Paulo? Veja o que mostra previsão do tempo

Mais na Exame