Brasil

FGV: inflação pelo IGP-DI é de 1,03% em outubro

A taxa mensal do IGP-DI veio acima das estimativas dos analistas

Analistas esperavam elevação do IGP-DI entre 0,81% e 0,98% (Antonio Milena/EXAME.com)

Analistas esperavam elevação do IGP-DI entre 0,81% e 0,98% (Antonio Milena/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de novembro de 2010 às 09h57.

São Paulo - A alta da inflação medida pelo Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) perdeu força em outubro, segundo informou hoje a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O IGP-DI subiu 1,03% no mês passado, após avançar 1,10% em setembro. A taxa mensal do IGP-DI veio acima das estimativas dos analistas, que esperavam elevação entre 0,81% e 0,98%, com mediana das expectativas em 0,88%.

Embora não seja mais usada para reajustar as tarifas de telefonia, a taxa acumulada do IGP-DI ainda é usada como indexador das dívidas dos Estados com a União. Com o resultado divulgado hoje, o indicador acumula altas de 9,16% no ano e de 9 11% em 12 meses.

Entre os três indicadores que compõem o IGP-DI, o Índice de Preços por Atacado - Disponibilidade Interna (IPA-DI) subiu 1 32% no mês passado, após registrar alta de 1,47% em setembro.

Por sua vez, o Índice de Preços ao Consumidor - Disponibilidade Interna (IPC-DI) mostrou taxa positiva de 0,59% no mês passado, um resultado acima do apurado em setembro pelo indicador, quando houve alta de 0,46%. Já o avanço de preços medido pelo Índice Nacional do Custo da Construção - Disponibilidade Interna (INCC-DI) perdeu força e apresentou elevação de 0,20% em outubro em comparação com a taxa positiva de 0,21% em setembro.

O período de coleta de preços para o IGP-DI de outubro foi do dia 1º ao dia 31 do mês passado. A divulgação dos resultados, que estava prevista para o início da manhã de hoje, foi atrasada por conta de problemas no site da FGV.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Brasil

Queimadas no Brasil: veja quais são as áreas com maior risco de serem atingidas neste sábado

Governo Lula acompanha incêndios em diversas cidades em São Paulo: "Cenários assustadores"

São Paulo enfrenta maior onda de queimadas em décadas; 34 cidades estão em alerta máximo

Justiça Eleitoral suspende perfis de redes sociais de Pablo Marçal

Mais na Exame