Brasil

FGV: inflação do IGP-M é de 0,42% na 1ª prévia do mês

Alta no indicador caiu quase pela metade em relação à mesma semana do último mês em 2010

Imóveis para alugar em São Paulo: IGP-M acumula aumento de 11,09% em 12 meses (DANIELA TOVIANSKY /VEJA SÃO PAULO)

Imóveis para alugar em São Paulo: IGP-M acumula aumento de 11,09% em 12 meses (DANIELA TOVIANSKY /VEJA SÃO PAULO)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de janeiro de 2011 às 07h40.

Rio de Janeiro - A inflação medida pelo Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) foi de 0,42% na primeira prévia de janeiro, quase a metade da taxa de 0,83% registrada em igual prévia de dezembro do ano passado, informou hoje a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A taxa anunciada hoje ficou dentro das estimativas dos analistas do mercado financeiro, que esperavam uma inflação entre 0,06% e 0 71%. A mediana das previsões estava em 0,39%.

A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem o IGP-M. O Índice de Preços por Atacado (IPA) teve alta de 0,40% na primeira prévia deste mês, em comparação com a alta de 0,97% na primeira prévia de dezembro. Por sua vez, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) apresentou alta de 0,41% na prévia anunciada hoje, após subir 0,69% na primeira prévia do mês passado. Já o Índice Nacional do Custo da Construção (INCC) teve elevação de 0,62% na primeira prévia deste mês, após registrar aumento de 0,28% na primeira prévia de dezembro.

O IGP-M é muito usado para reajuste nos preços do aluguel. Até a primeira prévia de janeiro o índice acumula aumento de 11,09% em 12 meses. O período de coleta de preços para cálculo da primeira prévia do IGP-M de janeiro foi do dia 21 ao dia 31 de dezembro do ano passado.

Acompanhe tudo sobre:aluguel-de-imoveisInflaçãoIndicadores econômicos

Mais de Brasil

ApexBrasil inaugura escritório na Índia na expectativa de ampliar comércio

Após perícia, PGR se manifesta contra novo pedido de prisão domiciliar de Bolsonaro

Mpox no Brasil: o que se sabe sobre os casos em 2026

STF formaliza abertura de ação pena contra Eduardo Bolsonaro