Brasil

Ferrovia Norte-Sul também teve pagamento de propina

Segundo delator, esquema de desvios de recursos na Ferrovia Norte-Sul seguia moldes de corrupção na Petrobras


	Dilma Rousseff durante cerimônia de inauguração da Ferrovia Norte-Sul: corrupção na obra seguia os moldes do esquema na Petrobras
 (Roberto Stuckert Filho/PR)

Dilma Rousseff durante cerimônia de inauguração da Ferrovia Norte-Sul: corrupção na obra seguia os moldes do esquema na Petrobras (Roberto Stuckert Filho/PR)

Talita Abrantes

Talita Abrantes

Publicado em 2 de abril de 2015 às 11h15.

São Paulo – Em acordo de delação premiada, o presidente da Camargo Côrrea, Dalton Avancini, revelou à Justiça que as obras para a construção da Ferrovia Norte-Sul seguiram um esquema de corrupção semelhante ao existente na Petrobras. As informações são do jornal O Globo.

De acordo com o delator, o esquema também abastecia partidos políticos com pagamento de propinas e, como nas obras da Petrobras, o contrato da ferrovia também teria se submetido às regras de um clube de empreiteiras, que ditava quais empresas venceriam as licitações.

Segundo a reportagem do jornal O Globo, outras construtoras investigadas na Lava Jato também faziam parte deste esquema. Entre elas, estariam a Andrade Gutierrez, a Queiroz Galvão e a Constran, ligada à UTC. As empresas negaram envolvimento.

Segundo a publicação, a Camargo Côrrea teria contratos da ordem do 1 bilhão de reais com as obras da Ferrovia, que estão sob responsabilidade da Valec, estatal ligada ao Ministério dos Transportes que administra as ferrovias brasileiras.

Em setembro do ano passado, o Tribunal de Contas da União (TCU) constatou indícios de sobrepreço nos contratos referentes ao trecho que vai de Porto Seco de Anápolis e o Pátio de Uruaçu, em Goiás. Somadas, as irregularidades chegam a 176 milhões de reais.

Com mais de 4 mil quilômetros de extensão, a Ferrovia Norte-Sul corta nove estados. 

Acompanhe tudo sobre:Setor de transporteCorrupçãoEscândalosFraudesTransportesOperação Lava JatoFerrovias

Mais de Brasil

Brasil deve contratar R$ 180 bi de investimentos em rodovias em 2026

Quantas igrejas católicas existem no Brasil?

Fux suspende bloqueio de contas ativas de beneficiários do Bolsa Família em bets

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro para levar julgamento ao plenário