Fatos curiosos da eleição: prefeito não sabe que venceu e a maior goleada
Eleição teve disputa no segundo turno só entre mulheres e candidatos com o mesmo número de votos. Veja 5 curiosidades
Da Redação
Publicado em 29 de novembro de 2020 às 20h13.
Última atualização em 30 de novembro de 2020 às 17h04.
As eleições municipais de 2020 tiveram muitos fatos curiosos. A começar pelo prefeito eleito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB), que não sabe que saiu vencedor, muito menos que foi para o segundo turno. Há ainda o mais jovem prefeito de capitais e a única disputa entre mulheres. Veja quatro curiosidades do pleito:
1- Prefeito eleito não sabe que venceu*
Com 100% das urnas apuradas, Maguito Vilela (MDB) venceu com 52,60% dos votos válidos em Goiânia. Maguito não poderá comemorar a vitória. O prefeito eleito nem sabe que foi para o segundo turno. Ele está internado em São Paulo na UTI, por complicações com a covid-19, há cerca de um mês. De acordo com o hospital em que é atendido, ele está entubado e a situação é grave, mas estável.
*[Atualizado às 17h de segunda-feira, 30. De acordo com o Hospital Albert Einstein, onde o prefeito eleito está internado, a sedação foi reduzida e o filho de Maguito deu a notícia de que ele venceu a eleição. Os médicos ainda avaliam o quadro, que é considerado grave]
2- Prefeito de capital mais jovem
Às 18h45 deste domingo, 29, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a vitória de João Campos (PSB) para a prefeitura do Recife, com 56,21% dos votos válidos. Ele venceu uma disputa no mínimo inusitada, com a prima, Marília Arraes (PT). Outro fato curioso é que ele tem 27 anos e é o prefeito mais jovem entre as capitais do país.
3- Cidade do PR foi a única do país com disputa entre mulheres
A cidade de Ponta Grossa, no Paraná, foi a única no país a ter duas candidatas na disputa no segundo turno. Professora Elizabeth (PSD), que é a atual vice-prefeita da cidade, foi eleita com 52,38% dos votos. A prefeita eleita contou o o apoio do governador do estado, e colega de partido, Ratinho Junior. Ela venceu Mabel Canto (PSC), que teve 47,62% dos votos.
4- A maior goleada na eleição
O prefeito eleito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), foi o que venceu com a maior diferença para o oponente, considerando tanto o primeiro quanto o segundo turno. O emedebista teve 85% dos votos válidos, e Ottaci (Solidariedade) teve 14%.
5- Candidatos tiveram mesmo número de votos
A prefeitura de Caraúbas, na Paraíba, os dois candidatos tiveram o mesmo número de votos. Silvano Dudu (DEM) e Nerivan (MBD) receberam 1.761 votos. A legislação prevê a idade como critério de desempate. Silvano tem 52 anos e foi eleito prefeito. Nerivan tem 35 anos.