Brasil

Famílias atingidas pelas chuvas receberão ajuda de R$ 5 mil

As famílias que terão direito à verba serão definidas a partir de um cadastramento que a prefeitura começará a fazer nos próximos dias


	Morador tenta resgatar bens de casa inundada pela chuvas: ele anunciou também que cerca de 250 casas estão condenadas
 (Vladimir Platonov/ABr)

Morador tenta resgatar bens de casa inundada pela chuvas: ele anunciou também que cerca de 250 casas estão condenadas (Vladimir Platonov/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de janeiro de 2013 às 16h21.

Rio de Janeiro - O prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, anunciou hoje (4), após se reunir com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e o governador do Rio, Sérgio Cabral, a liberação de R$ 5 mil para 300 famílias atingidas pelo temporal no distrito de Xerém poderem comprar móveis e eletrodomésticos.

As famílias que terão direito à verba - a ser liberada pelo governo do estado - serão definidas a partir de um cadastramento que a prefeitura começará a fazer nos próximos dias. Ele anunciou também que cerca de 250 casas estão condenadas, a maioria na beira do Rio Capivari, e os seus moradores receberão um auxílio, ainda não definido, para comprarem um imóvel em outra área.

Cardoso disse ainda que a recuperação das ruas, estradas e pontes será feita com verbas do governo federal, que também ficará responsável pelo pagamento do aluguel social às famílias desabrigadas. Segundo ele, o valor ainda não foi calculado, mas terá como base os preços de mercado. A verba federal também será usada na dragagem dos rios que cortam o distrito.

Cabral e Bezerra desembarcaram de um helicóptero por volta das 14h em Xerém, depois de um sobrevoo pela região atingida pela enxurrada. O prefeito embarcou em uma van juntamente com o governador e o ministro para uma visita aos locais mais castigados. Eles desceram do veículo e foram a pé até uma das pontes atingidas pelo temporal.

Cardoso adiantou que um projeto de readequação das margens dos rios e córregos da região está sendo finalizado pelo secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc. “Eu vou fazer de Xerém um modelo ambiental para o Brasil. Você pode ter certeza disso”, prometeu.

Acompanhe tudo sobre:Chuvascidades-brasileirasGovernoMetrópoles globaisMinistério da Integração NacionalRio de Janeiro

Mais de Brasil

Sobe para 41 número de mortos em acidente em Minas Gerais

Avião cai em Gramado, na Serra Gaúcha, e não deixa sobreviventes

São Paulo tem 88 mil imóveis que estão sem luz desde ontem; novo temporal causa alagamentos

Planejamento, 'núcleo duro' do MDB e espaço para o PL: o que muda no novo secretariado de Nunes