Brasil

Falências atingem menor nível para janeiro desde 2005

Foram registrados 41 decretos de falência, sendo 35 de micro e pequenas empresas, 2 de médias e 4 de grandes companhias

Brasil registrou o menor número de falências para janeiro desde 2005 (Germando Luders/EXAME)

Brasil registrou o menor número de falências para janeiro desde 2005 (Germando Luders/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de fevereiro de 2011 às 11h06.

São Paulo - O número de falências decretadas em janeiro deste ano foi o menor para o mês desde 2005, quando entrou em vigor a Nova Lei de Falências. Segundo o indicador de Falências e Recuperações da Serasa Experian, empresa especializada em análise de crédito, no mês passado foram registrados 41 decretos de falência, sendo 35 de micro e pequenas empresas, 2 de médias e 4 de grandes companhias.

Segundo os técnicos da Serasa Experian, a economia aquecida em 2010 foi o principal motivo para o menor volume de falências em janeiro deste ano. As estatísticas de janeiro se referem aos processos iniciados no ano passado. Já as falências requeridas apresentaram aumento em janeiro de 2011. Foram 131 pedidos, contra 124 em dezembro de 2010. Na comparação com janeiro do ano passado, quando foram registradas 132 requisições, o número ficou praticamente estável.

De acordo com a Serasa Experian, a perspectiva é de que o atual processo de desaceleração da economia, para controle da inflação tenha impacto limitado sobre a insolvência das empresas.

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências - requeridas e decretadas - e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da empresa, provenientes de fóruns, varas de falências, Diários Oficiais e Justiça dos Estados.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCrescimento econômicoDados de BrasilDesenvolvimento econômicoFalências

Mais de Brasil

Bolsonaro nega participação em trama golpista e admite possibilidade de ser preso a qualquer momento

Haddad: pacote de medidas de corte de gastos está pronto e será divulgado nesta semana

Dino determina que cemitérios cobrem valores anteriores à privatização

STF forma maioria para permitir símbolos religiosos em prédios públicos