Brasil

Exportação de calçados cresce 15,2% de janeiro a julho

São Paulo - As exportações de calçados aumentaram 15,2% no acumulado de janeiro a julho deste ano em comparação ao mesmo período de 2009, informou hoje a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). Segundo a entidade, o volume total exportado atingiu 88,981 milhões de pares. Em termos de valores, as vendas ao exterior somaram […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

São Paulo - As exportações de calçados aumentaram 15,2% no acumulado de janeiro a julho deste ano em comparação ao mesmo período de 2009, informou hoje a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). Segundo a entidade, o volume total exportado atingiu 88,981 milhões de pares.

Em termos de valores, as vendas ao exterior somaram US$ 900,8 milhões, representando um aumento de 14,4%. O crescimento das exportações foi puxado pelos embarques aos Estados Unidos, que avançaram no período 28,2%, para 23,586 milhões de pares.

Já as importações acumulam entre janeiro e julho retração de 17,1%, com destaque para queda de 59,1% das compras de pares de calçados originários da China, para 7,1 milhões de pares. Desde setembro do ano passado, as importações chinesas de calçados recebem uma tarifa antidumping, atualmente em US$ 13,85 por par.

No entanto, as compras externas de sapatos no período de outros países asiáticos como o Vietnã subiram 126% (para 4,04 milhões), da Indonésia 77,4% (para 1,6 milhão), da Malásia 24.508% (para 2,9 milhões) e de Taiwan 1.745% (para 203 mil).

Ontem, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou a resolução que irá regulamentar e permitir a extensão de medidas antidumping ou compensatórias às importações de calçados, entre outros produtos, quando fique comprovada a triangulação, por meio de outros países, para fugir da sobretaxa.

A medida passará a vigorar após publicação no Diário Oficial da União. Segundo a Camex, para comprovar a prática será necessário que haja alteração nos fluxos comerciais após o início do procedimento que resultou na aplicação da medida de defesa comercial.

Leia mais notícias sobre Exportações

Siga as notícias sobre Economia no Twitter

Acompanhe tudo sobre:ComércioComércio exteriorExportaçõesInvestimentos de empresas

Mais de Brasil

Dino mantém necessidade de transparência nas emendas pix, mas abre exceção para obras em andamento

Disputa pela prefeitura de Fortaleza tem empate entre 4 candidatos, aponta pesquisa AtlasIntel

Aeroporto de Porto Alegre: vendas serão retomadas nesta sexta-feira

Como saber se tenho direito ao PIS? Veja como consultar online

Mais na Exame