Brasil

Eurocâmara pede revisão decisão de não extraditar Battisti

Apenas um deputado não apoiou o pedido feito pelo Parlamento Europeu ao Brasil

O ex-presidente Lula decidiu não extraditar Cesare Battisti (Arquivo/ Reuters)

O ex-presidente Lula decidiu não extraditar Cesare Battisti (Arquivo/ Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de janeiro de 2011 às 15h23.

Estrasburgo, França - O Parlamento Europeu pediu nesta quinta-feira ao Brasil que "revise sua decisão" de não extraditar o terrorista Cesare Battisti para a Itália, conforme solicitara o governo italiano, em uma resolução aprovada durante uma sessão plenária em Estrasburgo.

Os eurodeputados lançaram um apelo para que o Brasil "considere a nova solicitação do governo italiano de revisar a extradição de Cesare Battisti" e estude "formas de garantir a correta interpretação do Tratado de Extradição", segundo o texto aprovado por 83 votos a favor, 1 contra e duas abstenções.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu em 31 de dezembro de 2010, seu último dia de governo, negar o pedido de extradição feito pela Itália por Battisti, ex-militante da extrema esquierda, condenado por assassinato e considerado um terrorista por Roma.

A decisão brasileira gerou grande mal-estar no governo italiano, que prometeu não desistir da extradição de Battisti.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosAmérica LatinaEuropaItáliaPiigsDados de BrasilUnião EuropeiaDiplomacia

Mais de Brasil

CNH automática para 'bom condutor' entra em vigor nesta segunda-feira; veja como obter

Alfa, Gerp e Quaest: quando saem e quais são as próximas pesquisas eleitorais?

Ministério da Saúde anuncia suspensão de vacina da dengue do Butantan após mortes suspeitas

Nunes Marques suspende pesquisa eleitoral da AtlasIntel que aponta queda de Flávio Bolsonaro