Brasil

Estoque de sangue em SP está em situação crítica

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), no Brasil, o número de doadores de sangue cresceu, mas ainda não é suficiente para manter os estoques

Bolsa de sangue: apenas 1,7% da população é doadora, enquanto Organização Mundial da Saúde recomenda que pelo menos 5% dos habitantes de país sejam adeptos da prática (ricaldre/Creative Commons)

Bolsa de sangue: apenas 1,7% da população é doadora, enquanto Organização Mundial da Saúde recomenda que pelo menos 5% dos habitantes de país sejam adeptos da prática (ricaldre/Creative Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de novembro de 2013 às 15h12.

No mês em que se comemora o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, em 25/11, a Secretaria de Estado de São Paulo convoca a população a reservar um tempo na agenda para doar sangue. Mas não é só para celebrar a data: em todo o estado paulista, os bancos de sangue estão com estoque em situação crítica.

O governo chama a atenção para o caso da Fundação Pró-Sangue, sediada no maior hospital da América Latina, o Hospital das Clínicas, e responsável pelo abastecimento de sangue de mais de 100 hospitais da rede pública da região metropolitana de São Paulo.

Por lá, os estoques de sangue dos tipos O positivo e O negativo, que são os que podem doar para a maior quantidade de tipos sanguíneos, estão em situação emergencial, com estoques baixíssimos. Os tipos A positivo e B positivo também estão em estado de alerta.

Em comunicado oficial, o Dr. Osvaldo Donini, coordenador da Hemorrede do Estado de São Paulo, afirmou que a situação é ainda mais crítica por conta da proximidade dos feriados de novembro, "quando aumenta a necessidade de doações, por conta do aumento dos acidentes".

Para doar sangue e contribuir para a causa, confira a lista dos postos de doação de sangue em todo o Estado de São Paulo ou se informe pelo telefone 0800 550 300.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), no Brasil, o número de doadores de sangue cresceu, mas ainda não é suficiente para manter os estoques. Apenas 1,7% da população é doadora, enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que, pelo menos, 5% dos habitantes de um país sejam adeptos da prática.

Confira a campanha que o governo nacional preparou para o Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14/06, para incentivar a prática entre os brasileiros.

Acompanhe tudo sobre:DoaçõesSaúdeSaúde no Brasil

Mais de Brasil

Inovação da indústria demanda 'transformação cultural' para atrair talentos, diz Jorge Cerezo

Reforma tributária não resolve problema fiscal, afirma presidente da Refina Brasil

Plano golpista no Planalto previa armas de guerra

Indícios contra militares presos são "fortíssimos", diz Lewandowski