Brasil

"Esta será a Copa das Copas", diz presidente Dilma

Dilma abriu a cerimônia pedindo um minuto de silêncio em homenagem a Nelson Mandela


	Dilma cumprimenta Blatter: "Será uma Copa para ninguém esquecer. E o Brasil está muito feliz em receber todos nesta Copa já que somos um povo alegre e acolhedor"
 (.)

Dilma cumprimenta Blatter: "Será uma Copa para ninguém esquecer. E o Brasil está muito feliz em receber todos nesta Copa já que somos um povo alegre e acolhedor" (.)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de dezembro de 2013 às 09h28.

Costa do Sauipe - Destaque na abertura do sorteio dos grupos da Copa do Mundo, a presidente Dilma Rousseff exaltou a realização do Mundial no Brasil, elogiou o povo brasileiro e aproveitou a cerimônia para promover o país como "terra de oportunidades", durante o evento realizado nesta sexta-feira na Costa do Sauipe, na Bahia. "Esta será a Copa das Copas", afirmou.

Acompanhada do presidente da Fifa, Joseph Blatter, e dos apresentadores Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert, Dilma abriu a cerimônia pedindo um minuto de silêncio em homenagem a Nelson Mandela. "O povo brasileiro se inclina diante de sua memória", afirmou a presidente.

Após a homenagem, Dilma destacou a importância do futebol para o país. "Eu acho que a Copa no Brasil tem um significado especial porque, no Brasil, o futebol está em casa. O Brasil, como todos sabem, é o país do futebol. O futebol está no coração de cada um e de todos os brasileiros. E esta será a Copa das Copas", declarou. "Será uma Copa para ninguém esquecer. E o Brasil está muito feliz em receber todos nesta Copa já que somos um povo alegre e acolhedor".

Em clima acolhedor, a presidente tratou de elogiar as qualidades do Brasil e fez um convite àqueles que vão visitar o país durante a Copa. "Os visitantes terão a oportunidade de conhecer o Brasil, um país multicultural e empreendedor. É uma terra de oportunidades, um país que honra a sua cultura e suas tradições, que preserva o imenso patrimônio de sua biodiversidade. É um país que enfrentou o desafio de acabar com a miséria e criar oportunidades para todos".

Durante a rápida entrevista conduzida no palco pelo ator global Rodrigo Hilbert, Dilma também disse estar "muito animada com a nossa seleção". E listou os motivos que a fazem acreditar na conquista do hexacampeonato mundial no ano que vem.

"Temos a única seleção pentacampeã mundial e nunca ficamos fora de nenhuma Copa. Temos uma história de sucesso no futebol. Essa terra é a terra de Pelé, o maior jogador de todos os tempos. É a terra de Ronaldo, o maior goleador de todas as Copas. E hoje nós temos uma seleção forte, cheia de novos craques geniais. E temos um técnico, o grande Felipão, que é um campeão e tem como auxiliar um outro vencedor, o nosso grande Parreira. Então, eu tenho razão para estar, como torcedora, muito otimista."

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoDilma RousseffEsportesEventosFutebolPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Governo e Senado pedem ao STF prorrogação de prazo de acordo sobre desoneração da folha

Lula diz que proposta de segurança do governo será elaborada com 27 governadores

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro com 50 voos diários, diz ministro

Governo Lula é ruim ou péssimo para 44,2% e bom ou ótimo para 37,7%, aponta pesquisa Futura

Mais na Exame