Brasil

Entrevista de Bolsonaro nesta segunda, 22, no JN; Guedes e Faria devem acompanhar presidente

Ministro Fábio Faria, das Comunicações, embarca para Brasília para ajudar presidente a se preparar para primeira entrevista das eleições; em seguida, seguem juntos para o Rio, sede da TV Globo

Bolsonaro em entrevista ao Jornal Nacional em 2018 (Joao Cotta/TV Globo/Divulgação)

Bolsonaro em entrevista ao Jornal Nacional em 2018 (Joao Cotta/TV Globo/Divulgação)

CA

Carla Aranha

Publicado em 22 de agosto de 2022 às 13h17.

Última atualização em 22 de agosto de 2022 às 13h34.

O presidente Jair Bolsonaro já começou os preparativos para a primeira entrevista das eleições, que acontece nesta segunda, dia 22, no Jornal Nacional, da TV Globo. A transmissão será ao vivo, a partir das 20h30.

O ministro Fábio Faria, das Comunicações, embarcou de São Paulo, onde mora, com destino a Brasília para almoçar com o presidente no Palácio do Planalto, em Brasília, e repassar os principais temas que deverão ser abordados na entrevista, segundo informações obtidas com exclusividade por EXAME.

Eles devem seguir juntos para o Rio de Janeiro, sede da TV Globo e dos estúdios do Jornal Nacional. A ideia é aproveitar a tarde para afinar respostas a questões como a conduta do presidente durante a pandemia e a alta da inflação, que deverão fazer parte da série de perguntas dos entrevistadores.

Paulo Guedes, ministro da Economia, também deverá integrar a comitiva do presidente, ao lado de Fábio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação da Presidência e coordenador da campanha de Bolsonaro. Segundo fontes próximas à presidência da República, as presenças de Guedes, baluarte de uma agenda liberal que agrada o mercado financeiro e parte do empresariado, e de Faria, responsável por trazer o 5G ao Brasil, devem servir para reforçar o compromisso com o setor privado e uma agenda de reformas.

Cada presidenciável pode levar três acompanhantes à série de entrevistas, que será inaugurada nesta segunda. Os jornalistas William Bonner e Renata Vasconcellos, apresentadores do Jornal Nacional, deverão conduzir as perguntas.

A data da entrevista foi definida por sorteio. Segundo o Jornal Nacional, o sorteio foi feito em 1º de agosto com representantes dos partidos, quando ficou decidido que o presidente abriria a rodada de entrevistas.

A entrevista ocorrerá após divulgação de nova rodada da pesquisa eleitoral BTG/FSB, na qual Bolsonaro cresceu dentro da margem de erro e reduziu de 11 para 9 pontos a vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida presidencial. Na sondagem para o primeiro turno, Lula teve 45% dos votos e Bolsonaro subiu para 36%.

No domingo, dia 28, acontece o primeiro debate das eleições presidenciais, realizado pela TV Bandeirantes em parceria com a TV Cultura, o site UOL e o jornal Folha de S.Paulo. A transmissão terá início às 21h.

Como assistir Bolsonaro no Jornal Nacional online ao vivo

Além dos canais da TV Globo, o Jornal Nacional com Bolsonaro também será transmitido simultaneamente online. O jornal fica disponível ao vivo nas plataformas online da TV Globo:

  • No site do GloboPlay online, que tem a programação disponível gratuitamente mesmo para não assinantes (mediante cadastro gratuito);
  • No aplicativo do GloboPlay para Android e iPhone (também mediante cadastro gratuito);
  • Assinantes no exterior: o conteúdo da TV Globo aberta só fica disponível gratuitamente em território nacional. Fora do Brasil, o Jornal Nacional ao vivo só está disponível para assinantes pagos do GloboPlay;
  • Após o programa, os vídeos ficam também disponíveis no site do Jornal Nacional.

Quem será entrevistado no Jornal Nacional

Além de Bolsonaro, a semana terá entrevista com os presidenciáveis mais bem colocados nas pesquisas.

As entrevistas ocorrerão ao longo de toda a semana, na seguinte ordem:

22/8 (segunda-feira): Jair Bolsonaro (PL)
23/8 (terça-feira): Ciro Gomes (PDT)
25/8 (quinta-feira): Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
26/8 (sexta-feira): Simone Tebet (MDB)

Veja também:

 

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesGloboJair Bolsonaro

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP