Brasil

Entidades pedem novo adiamento do leilão do trem-bala

Empresas pedem mais tempo para se preparar; pode ser o segundo adiamento do leilão

Trem de alta velocidade: projeto brasileiro deveria ficar pronto em 2015 (EXAME.com)

Trem de alta velocidade: projeto brasileiro deveria ficar pronto em 2015 (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de março de 2011 às 18h56.

Brasília - A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vai encaminhar ao Ministério dos Transportes, ainda nesta semana, dois pedidos para que o leilão do trem de alta velocidade seja adiado mais uma vez. Segundo a assessoria da Agência, os pedidos foram protocolados na semana passada e ainda estão sendo avaliados por técnicos da ANTT.

Os pedidos de adiamento foram feitos pela Associação para o Desenvolvimento do Trem Rápido entre Municípios (AD-Trem), que representa fabricantes de trens de diversos países, e pela Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer). As entidades pedem mais prazo para organizar melhor sua participação na licitação e para que outras empresas entrem na disputa.

O leilão do trem-bala tinha sido marcado inicialmente para o dia 16 de dezembro e foi adiado para 29 de abril, depois que representantes de indústrias do setor ferroviário e de equipamentos pediram mais mais prazo para que a licitação pudesse ter mais participantes. O prazo para entrega da documentação dos interessados encerra em 11 de abril.

Hoje (31), o Conselho de Administração dos Correios discutiu a possibilidade da entrada da estatal no empreendimento, mas, segundo a assessoria, a questão não ficou decidida.

O trem de alta velocidade vai ligar as cidades de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. O empreendimento tem um custo estimado de R$ 33 bilhões e a previsão de conclusão é para 2015.

Acompanhe tudo sobre:Setor de transporteTransportesTrem-balaFerroviasTrensTransporte públicoLeilões

Mais de Brasil

STF valida aumento de pena por crimes contra a honra de agentes públicos

Como funciona a correção da redação do Enem? Debates nas redes acendem alerta para mudança de regras

Kassab filia seis dos oito deputados estaduais do PSDB em São Paulo

Deputado apresenta projeto para proibir redes sociais a menores de 16 anos