Enem e horário de verão começam domingo (4): entenda para não se perder
Horário de verão no dia da prova e diferentes fusos criam horários diferentes para começo do exame; confira situação na sua cidade
Guilherme Dearo
Publicado em 3 de novembro de 2018 às 06h00.
Última atualização em 3 de novembro de 2018 às 06h00.
São Paulo - Uma preocupação extra assombra os milhões de estudantes que farão o Enem 2018, que começa nesse domingo (4) e tem o segundo dia de prova no dia 11: o horário de verão . Por coincidência, ele também começa no dia 4, na virada do sábado dia 3.
Muitos estudantes ficaram preocupados em perder a prova com a mudança em cima da hora dos relógios. Ninguém quer entrar para o rol dos "atrasados do Enem". Além disso, alguns celulares podem apresentar problemas com a mudança automática de horário, o que pode gerar mais confusão na história.
Portanto, é bom conferir como vai funcionar o horário de verão e os horários do Enem em cada estado.
Quando começa o horário de verão e em quais estados
À meia-noite do dia 4 os relógios devem ser adiantados em uma hora em dez estados e no Distrito Federal.
A mudança vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal) e só acaba em 17 de fevereiro de 2019.
Quais serão os horários do Enem
Com a mudança do horário de verão, as provas, dependendo do estado e da cidade, começarão em horários diferentes. Mas todos os estudantes terão o mesmo tempo para fazer a prova, cinco horas e meia.
Como também há fusos horários diferentes no Brasil, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) preparou uma tabela para que cada estudante confira a sua situação e saiba a hora correta do Enem em sua localidade. Confira:
Também é possível ver a lista de horários no site do Inep, aqui.
Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo
12h – Abertura dos portões
13h – Fechamento dos portões
13h30 – Início das provas
19h – Término das provas em 4/11
Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Tocantins
11h – Abertura dos portões
12h – Fechamento dos portões
12h30 – Início das provas
18h – Término das provas em 4/11
Amazonas (com exceção de 13 municípios da região sudoeste), Rondônia, Roraima
10h – Abertura dos portões
11h – Fechamento dos portões
11h30 – Início das provas
17h – Término das provas em 4/11
Acre, Amazonas (13 municípios da região sudoeste: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga)
9h – Abertura dos portões
10h – Fechamento dos portões
10h30 – Início das provas
16h – Término das provas em 4/11