Brasil

Emprego na construção civil bate recorde no Brasil

O setor acumula aumento de 15,84%, com a inclusão de 389,2 mil trabalhadores em 2010

O número de empregados formais atingiu mais de 2,8 milhões, um novo recorde da série (Drawlio Joca/Exame)

O número de empregados formais atingiu mais de 2,8 milhões, um novo recorde da série (Drawlio Joca/Exame)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de novembro de 2010 às 10h57.

São Paulo - O nível de emprego na construção civil brasileira cresceu 0,94% em setembro ante agosto, com a criação de 26,5 mil novos postos de trabalho formais, de acordo com a pesquisa mensal feita pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Em 2010, o setor acumula aumento de 15,84%, com a inclusão de 389,2 mil trabalhadores. No acumulado de 12 meses, a alta é de 15,89%. O número de empregados formais na construção civil brasileira atingiu 2,846 milhões, novo recorde da série histórica.

Embora positivo, a geração de postos de trabalho no setor no mês de setembro é inferior ao informado em agosto, quando foram contratados 48,6 mil trabalhadores, e em julho, com 45,7 mil contratações. Em nota, o presidente da entidade, Sergio Watanabe pondera que ainda não se pode afirmar se essa desaceleração é uma tendência.

"Por enquanto, ficou claro que, em alguns locais, não começaram novas obras em ritmo maior do que aquelas que se encerraram. Mas, em outras localidades, a demanda por mão de obra continuou crescendo, como na Região Nordeste, com a contratação de 11,6 mil trabalhadores."

No Estado de São Paulo, a desaceleração foi mais forte, com acréscimo de apenas 0,09% no indicador em setembro, com a contratação de 683 trabalhadores, ante 6.841 contratações registradas em agosto e 7.132 em julho. No ano, foram agregados mais 66,7 mil empregados formais (alta de 9,77%) e, em 12 meses, 67,5 mil (aumento de 9,91%).

Acompanhe tudo sobre:América LatinaConstrução civilCrescimento econômicoDados de BrasilDesenvolvimento econômicoEmpregosIndústriaIndústrias em geralNível de emprego

Mais de Brasil

Envenevamento e execução: o que a PF revelou sobre o plano para matar Lula, Alckmin e Mores

Militares eram ligados a Bolsonaro e plano para matar Lula ‘não ocorreu por detalhe’, diz ministro

Quem são os 'kids pretos', alvos de operação da PF que apura plano para matar Lula, Alckmin e Moraes