Brasil

Emprego na construção civil bate recorde no Brasil

O setor acumula aumento de 15,84%, com a inclusão de 389,2 mil trabalhadores em 2010

O número de empregados formais atingiu mais de 2,8 milhões, um novo recorde da série (Drawlio Joca/Exame)

O número de empregados formais atingiu mais de 2,8 milhões, um novo recorde da série (Drawlio Joca/Exame)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de novembro de 2010 às 10h57.

São Paulo - O nível de emprego na construção civil brasileira cresceu 0,94% em setembro ante agosto, com a criação de 26,5 mil novos postos de trabalho formais, de acordo com a pesquisa mensal feita pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Em 2010, o setor acumula aumento de 15,84%, com a inclusão de 389,2 mil trabalhadores. No acumulado de 12 meses, a alta é de 15,89%. O número de empregados formais na construção civil brasileira atingiu 2,846 milhões, novo recorde da série histórica.

Embora positivo, a geração de postos de trabalho no setor no mês de setembro é inferior ao informado em agosto, quando foram contratados 48,6 mil trabalhadores, e em julho, com 45,7 mil contratações. Em nota, o presidente da entidade, Sergio Watanabe pondera que ainda não se pode afirmar se essa desaceleração é uma tendência.

"Por enquanto, ficou claro que, em alguns locais, não começaram novas obras em ritmo maior do que aquelas que se encerraram. Mas, em outras localidades, a demanda por mão de obra continuou crescendo, como na Região Nordeste, com a contratação de 11,6 mil trabalhadores."

No Estado de São Paulo, a desaceleração foi mais forte, com acréscimo de apenas 0,09% no indicador em setembro, com a contratação de 683 trabalhadores, ante 6.841 contratações registradas em agosto e 7.132 em julho. No ano, foram agregados mais 66,7 mil empregados formais (alta de 9,77%) e, em 12 meses, 67,5 mil (aumento de 9,91%).

Acompanhe tudo sobre:América LatinaConstrução civilCrescimento econômicoDados de BrasilDesenvolvimento econômicoEmpregosIndústriaIndústrias em geralNível de emprego

Mais de Brasil

Ao lado de Galípolo, Lula diz que não haverá interferência do governo no Banco Central

Prefeito de BH, Fuad Noman vai para a UTI após apresentar sangramento intestinal secundário

Veja os melhores horários para viajar no Natal em SP, segundo estimativas da Artesp

Acesso à coleta de esgoto cresce e chega a 69,9% dos domicílios em 2023, diz IBGE