Brasil

Em semana de greve, uso de bicicletas compartilhadas cresce 34%

Entre os dias 21 e 27, São Paulo, Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Salvador registraram 118 mil viagens com bicicletas compartilhadas

Diante da crise no abastecimento de combustível em postos de gasolina, uma das alternativas encontradas foi o sistema de bicicletas compartilhadas (Dado Galdieri/Bloomberg)

Diante da crise no abastecimento de combustível em postos de gasolina, uma das alternativas encontradas foi o sistema de bicicletas compartilhadas (Dado Galdieri/Bloomberg)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 30 de maio de 2018 às 11h33.

São Paulo - Diante da crise no abastecimento de combustível em postos de gasolina de todo o País, uma das alternativas encontradas pela população afetada foi o sistema de bicicletas compartilhadas. Em cinco capitais brasileiras, houve aumento de 34% no número de viagens.

Entre os dias 21 e 27, São Paulo, Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Salvador registraram 118 mil viagens com bicicletas compartilhadas, ante 88 mil usos na semana anterior à greve dos caminhoneiros. Os recordes de utilização foram registrados nos dias 27 (domingo) e 28 (segunda-feira) de maio.

Segundo a Tembici, operadora responsável pelo sistema de compartilhamento de bicicletas do Itaú, o número de cadastros no sistema duplicou no mesmo período nas cinco capitais. O total de cadastrou subiu de 10.038 pessoas entre os dias 14 e 20 de maio para 19.926 usuários, número registrado no último dia 27.

Entre as capitais, Porto Alegre se destacou como a cidade com maior aumento de viagens (72%): foram realizados 15.990 deslocamentos no período. Na semana anterior ao início da greve, as viagens somavam 9.269 na capital gaúcha.

Em São Paulo, o sistema Bike Sampa teve crescimento de 34% nas viagens totais, registrando 19.164 usos ante 14.269 dos dias anteriores à semana da greve. Neste mesmo período, o número médio de cadastros dobrou: de 1.798 para 3.974 registros. Já o triplo de cadastros foi verificado no domingo, dia 27, quando 1.626 buscaram o sistema - no domingo anterior, 522 usuários haviam feito registro.

Nesta segunda-feira, 28, a capital paulista teve recorde de usos, contabilizando 4.051 viagens. O número superou outro recorde que havia sido batido na sexta-feira, 25, quando a população realizou 3.367 deslocamentos utilizando o Bike Sampa.

Procurada pela reportagem, a Trunfo, que operacionaliza o sistema de compartilhamento de bicicletas do Bradesco Seguros, não quis informar os números de viagens e cadastrados no período solicitado.

Acompanhe tudo sobre:BicicletasGrevesTransportes

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP