Brasil

Nova missão da PF mira pessoas próximas a Lula e Odebrecht

A Polícia Federal deflagrou nova operação contra pessoas ligadas ao ex-presidente.

Sede da Odebrecht em São Paulo, dia 22/03/2016 (Paulo Whitaker / Reuters)

Sede da Odebrecht em São Paulo, dia 22/03/2016 (Paulo Whitaker / Reuters)

Valéria Bretas

Valéria Bretas

Publicado em 20 de maio de 2016 às 09h33.

São Paulo – A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta sexta-feira (20) uma operação para investigar pessoas ligadas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por prática de tráfico de influência.

Informações de VEJA.com revelam que o "sobrinho" de Lula, Taiguara Rodrigues dos Santos, está entre as pessoas que foram levadas a depor. Ele é filho de Jacinto Ribeiro dos Santos, irmão da primeira esposa do ex-presidente.

O foco da operação de hoje – batizada de Janus – é apurar se contratos da construtora Odebrecht com a empresa de engenharia em nome de Taiguara dos Santos foram utilizados para o pagamento de vantagens indevidas. 

Segundo a investigação, a empresa de construção civil foi contratada pela empreiteira para reformar o complexo hidrelétrico de Cambambe, na Angola. A obra recebeu um financiamento do BNDES no valor de US$ 464 milhões. 

Os agentes federais cumprem quatro ordens judiciais de busca e apreensão, duas de condução coercitiva (quando a pessoa é obrigada a depor) e 5 intimações na cidade de Santos, em São Paulo.

Janus

De acordo com a PF, o nome da operação é uma referência ao Deus romano Janus (ou Jano). "A menção à divindade latina de duas faces, que olha ao mesmo tempo para o passado e para o futuro, quer mostrar como deve ser realizado o trabalho policial, sempre atento a todos os lados e aspectos da investigação", diz a nota oficial.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilJustiçaLuiz Inácio Lula da SilvaPolícia Federal

Mais de Brasil

Michelle Bolsonaro deve ser candidata ao Senado, diz Flávio

Moraes vota para rejeitar recursos de militares condenados por trama golpista

Carnaval 2026: confira a programação dos desfiles do Grupo Especial do Rio

PT proíbe manifestações de cunho eleitoral em desfile sobre Lula