Em Israel, Bolsonaro posta foto com arma e defende armamento da população
Presidente assinou em janeiro decreto que flexibiliza a posse de armas de fogo no Brasil
Estadão Conteúdo
Publicado em 1 de abril de 2019 às 18h04.
Última atualização em 4 de abril de 2019 às 13h47.
O presidente Jair Bolsonaro publicou nesta segunda-feira, 1, uma foto em rede social segurando uma submetralhadora. Marcando sua localização em Jerusalém, Israel , onde desembarcou neste domingo, 31, para viagem oficial, Bolsonaro escreveu na legenda da foto texto favorável ao decreto assinado em janeiro que flexibiliza o posse de armas de fogo no Brasil.
"O que torna uma arma nociva depende 100% das intenções de quem a possui. Defendo a liberdade, com critérios, para cidadãos que querem se proteger e proteger suas famílias", escreveu o presidente.
Rebatendo críticas de especialistas a respeito da fraca fiscalização possibilitada com o novo decreto, além da opinião pública que aponta aumento do índice de violência com a legalização da posse, Bolsonaro conclui o texto afirmando que "Leis de desarmamento só funcionam contra aqueles que respeitam as leis; quem quer cometer crimes já não se preocupa com isso".
Repercussão
"Foco no alvo". Esta é a manchete de uma página interna do jornal Yedioth Ahronoth, um dos mais importantes de Israel. A foto que ilustra a matéria é do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, durante a visita que fez na segunda-feira, 1.º, à unidade de contraterrorismo da polícia israelense, em Jerusalém.
"Presidente do Brasil visita campo de tiro de unidade contraterrorista e demonstra grande pontaria", afirma o jornal. Segundo o texto, Bolsonaro acertou todos os sete tiros que deu no alvo.
Sobre a repercussão da notícia na imprensa israelense, o porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros, que é general, elogiou a pontaria do capitão. "Sobre isso, o que eu posso dizer é: não fiquem na frente do presidente", brincou. "Ele tem uma habilidade e uma calma impressionantes com uma arma."